Geral
IFMS tem nove projetos selecionados em programa da Itaipu Binacional
Iniciativas abordam temas como piscicultura, agricultura familiar sustentável e energias renováveis
Quinta-feira, 12 Setembro de 2024 - 15:05 | Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi contemplado na seleção de projetos de extensão promovida pela Itaipu Binacional, por meio do programa de Sustentabilidade Territorial. O edital, que abrange os estados do Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, selecionou 210 projetos de 16 instituições públicas de ensino, incluindo nove do IFMS.
Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, os projetos selecionados abordam temas como agricultura familiar sustentável, piscicultura, prevenção de poluição, hidroponia e manejo sustentável. O programa concede bolsas a coordenadores e graduandos para fortalecer a relação entre as universidades e a comunidade.
Dois dos projetos do IFMS estão relacionados à piscicultura. Um deles, coordenado pelo professor Odair Diemer do Campus Coxim, envolve inovação na tilapicultura utilizando biotecnologia, energia solar e tanques de geomembrana para eliminar a emissão de efluentes. Já o projeto coordenado pelo professor Celso Costa do Campus Ponta Porã, propõe automação e monitoramento de tanques de criação de peixes com o uso de tecnologias IoT, melhorando a eficiência da produção e capacitando agricultores.
Além do IFMS, outras instituições sul-mato-grossenses, como a UFMS, UFGD e UEMS, participaram do edital da Itaipu, com projetos voltados à sustentabilidade, agricultura familiar, energias alternativas e gestão de resíduos sólidos.
Últimas Notícias
- Sustentabilidade - 07:20 Começa na capital 14ª edição do drive thru da reciclagem
- Economia - 07:00 Vendas na Páscoa devem crescer neste ano
- Economia - 19:00 Tesouro paga R$ 1,33 bilhão em dívidas de estados e municípios
- Polícia - 18:30 Justiça revoga prisão de tatuador
- Meio Ambiente - 18:00 Drive-Thru da Reciclagem vai durar três dias nos altos da Afonso Pena
- Três Lagoas - 17:50 Idoso condenado a 12 anos de prisão por estupro é preso em MS
- Campo Grande - 17:30 Trio é preso por tráfico de drogas e desmanche de veículos na Capital
- Campo Grande - 17:00 Vídeo: Jiboia é resgatada no quintal de uma casa no bairro Residencial Búzios
- Violência Doméstica - 16:53 Homem é preso após esfaquear companheira nas costas
- Ladário - 16:25 Polícia prende homem por suspeita de cárcere privado de filha em MS