Geral
IFMS prorroga prazo de matrícula para convocados em cursos de idiomas
Novo prazo vai até a próxima quarta-feira, 18. Seleção ofertou 689 vagas em dez municípios por meio do Centro de Idiomas (Cenid)
Quarta-feira, 18 Janeiro de 2023 - 12:12 | Redação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na segunda-feira (16) o edital que prorroga o período de matrículas para cursos de Espanhol, Inglês e Libras, ofertados por meio do Centro de Idiomas (Cenid) em dez municípios. Com a prorrogação do prazo, os candidatos convocados em primeira chamada têm até a próxima quarta-feira, 18, para realizar a matrícula.
O procedimento pode ser realizado de forma on-line, por meio do Sistema de Matrícula. O passo a passo está disponível no edital de convocação da primeira chamada. O preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para solicitar matrícula na instituição. Também é necessário fazer o upload dos documentos digitalizados solicitados.
O candidato que não tiver acesso à internet pode efetuar sua matrícula presencialmente comparecendo à Central de Relacionamento (Cerel) do campus, observando o endereço e o horário de atendimento de cada unidade. Todas as informações sobre a seleção, bem como a relação de convocados para cada curso, encontram-se disponíveis no edital publicado na Central de Seleção.
Novas datas – Com a alteração no cronograma, a nova data para a segunda chamada é dia 23 de janeiro, com matrículas previstas entre os dias 24 e 30 do mesmo mês. No mesmo período, os estudantes que estiverem em lista de espera poderão realizar a manifestação de interesse na vaga. Eles serão convocados caso haja vagas remanescentes ao término da segunda chamada.
Conforme previsto em edital, em algumas turmas, o número de inscritos ou de aprovados no nivelamento foi menor do que o número de vagas ofertadas. Nesses casos, todos os candidatos foram classificados e convocados para matrícula já na primeira chamada.
A data de início das aulas não foi alterada, permanecendo para o dia 7 de fevereiro. Os estudantes matriculados podem entrar em contato com as coordenações dos Centros de Idiomas de seu respectivo campus, conforme lista de e-mails disposta no edital da seleção, para receber informações sobre o curso, o regulamento, acesso aos sistemas, participação nos eventos on-line de acolhida e/ou resolução de possíveis dúvidas.
Cursos – Nesta seleção, foram ofertadas 689 vagas para estudantes e servidores do Instituto Federal, e público em geral.
Os cursos serão oferecidos na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), com turmas nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. O Centro de Idiomas do IFMS oferta cursos gratuitos que buscam fomentar o processo de internacionalização na instituição, conduzindo o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento e ao conhecimento de uma língua adicional.
O certificado tem validade nacional e atesta o nível de competência linguística na conclusão de cada etapa do curso.
Mais informações estão disponíveis na página dos cursos de Idiomas do IFMS. Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelo correio eletrônico [email protected].
Últimas Notícias
- Financeiro - 09:30 Receita exigirá CPF de cotistas em todos os fundos de investimento
- Passageiros - 09:00 Em Três Lagoas, App tem rotas, horários e mapa de trajeto dos ônibus
- Câmara Municipal - 08:30 Impacto social e ambiental do lixo será debatido em audiência no dia 3
- Campo Grande - 08:00 Solenidade na segunda-feira vai celebrar Dia do Obreiro Evangélico
- Oportunidades - 07:30 FAC abre inscrições para curso gratuito de artesanato natalino
- Prefeitura - 07:00 Núcleo inédito vai atender mães atípicas
- Economia - 18:05 CMN simplifica crédito rural a populações tradicionais e extrativistas
- Executivo Municipal - 17:35 Prefeitura doa área para instalação do segundo campus do IFMS na Capital
- Combustíveis - 17:20 Preço médio da gasolina comum em Dourados é de R$ 6,27, aponta Procon
- Legislação - 17:10 Projeto prevê medidores de velocidade em veículos do Governo de MS

