Geral
IBGE/MS incentiva população a responder o Censo 2022
Órgão também irá abrir mais de 300 vagas de emprego na próxima semana
Sábado, 08 Outubro de 2022 - 10:10 | Isabela Duarte
Neste sábado, 8 de Outubro, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - MS, está realizando uma ação para conscientizar a população sobre a importância de responder o Censo 2022 para trazer informações concretas sobre a população do Estado.
O superintendente do IBGE-MS, Mário Alexandre de Pinna Fraseto, afirma que é necessário sensibilizar a população para atender os recenseadores, principalmente em condomínios e apartamentos, além de mostrar que o Brasil ainda está fazendo o Censo.
“A sensibilização é para convencer os condomínios fechados e os porteiros a abrir as portas e nos deixarem conversar com os moradores”, explica. O superintende afirma que 50% da população do Estado já foi recenseada.
Vagas de emprego - Outro objetivo da ação é convocar recenseadores para trabalhar na coleta de informações, já que o Censo 2022 foi adido até Dezembro justamente pela falta de mão de obra. Serão mais de 300 vagas abertas ainda nesta semana em Campo Grande e nos demais municípios sul-mato-grossense.
“O principal motivo do adiamento é a falta de recenseador, de mão de obra, que é uma característica do sul e do centro-oeste”, afirma Mário Fraseto.
A partir de quinta-feira (13), o processo seletivo para recenseadores e agente censitário estará com inscrições abertas. Não há taxa de inscrição.
O agente censitário, que deve ter o ensino médio completo, possui um salário fixo de R$ 1700,00 e auxílio alimentação, totalizando R$ 2100,00. Já o recenseador, que deve ter o ensino fundamental completo, recebe por produtividade dos dados coletados e possui auxílio locomoção para poder visitar as casas e comércios da cidade.
Após a inscrição, os selecionados passam por um treinamento de quatro dias. Não podem se inscrever: microempreendedores com cadastro no MEI; funcionários públicos; e aposentados de serviço público.
Para se candidatar, deve ser preenchida uma ficha, disponível no site, que deve ser entregue nos pontos de coleta do IBGE. A central fica localizada na rua Barão do Rio Branco, 1431, Centro. Mais informações no site.
Conscientização - Na capital, as mobilizações estão sendo realizadas em quatro pontos. O primeiro é o Shopping Campo Grande, das 10h às 18h, no espaço Clube Gourmet; e na Praça Ary Coelho, das 08h às 16h.
Também no Semáforo da Via Park com a Antônio Maria Coelho, das 08h às 12h, sentido rotatória Deville; e nos Altos da Afonso Pena, das 13h às 17h, ponto fixo na figueira do Parque das Nações.
Confira a galeria de imagens:
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060