Geral
HU promove cuidado humanizado a recém-nascidos com o Método Canguru
Uma abordagem que fortalece o vínculo entre pais e bebês prematuros
Terça-feira, 25 Março de 2025 - 11:19 | Redação

O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh) conta com uma equipe multidisciplinar na Unidade Neonatal que adota o Método Canguru, uma estratégia humanizada de cuidado voltada para recém-nascidos prematuros ou de baixo peso. Essa abordagem promove o contato pele a pele entre mãe e bebê, fortalecendo o vínculo afetivo e trazendo benefícios para a saúde e o desenvolvimento do recém-nascido.
O Método Canguru é uma política nacional de saúde que visa qualificar o atendimento nas Unidades Neonatais. A prática reduz o tempo de internação, melhora a regulação térmica dos bebês, favorece o aleitamento materno e proporciona maior segurança emocional para os pais.
A estratégia, que segue as diretrizes do Ministério da Saúde, baseia-se em três etapas. A primeira ocorre ainda na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN), onde a família recebe informações sobre o cuidado com o recém-nascido. Na segunda fase, quando o bebê está estável, é incentivado o contato direto com os pais, permanecendo em contato pele a pele por períodos progressivamente mais longos. A terceira fase ocorre após a alta hospitalar, quando o acompanhamento continua em ambulatório especializado.
A implementação e execução do Método Canguru contam com o envolvimento de diversos profissionais da Unidade Neonatal, como enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos, além da equipe médica.
Com essa abordagem humanizada, o Humap-UFMS/Ebserh reafirma seu compromisso com a qualidade assistencial e o bem-estar dos recém-nascidos e suas famílias, promovendo um atendimento que alia avanço científico e acolhimento emocional.
Sobre a Ebserh - O Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Últimas Notícias
- Acidente Fatal - 12:11 Motorista morre após acidente de trânsito na BR-163
- Dourados - 11:32 Polícia indicia casal por uso fraudulento de cartão perdido em MS
- Violência Doméstica - 11:10 Jovem denuncia cárcere privado na Capital
- Tráfico de Drogas - 10:42 Polícia apreende mais de 900 quilos de drogas em veículo na MS-460
- Poder Judiciário - 10:10 Judiciário de MS funcionará em regime de plantão de 1º a 4 de Maio
- Abuso Sexual - 09:41 Polícia prende condenado por estupro de vulnerável no interior de MS
- Campo Grande - 09:18 Saúde oferece plantão de vacinação durante todo o feriadão
- Campo Grande - 08:40 Santa Casa transmite ao vivo cirurgia vascular para maior congresso da América Latina
- Economia - 08:00 Consumidores vão presentear no Dia das Mães
- População - 07:30 Confira o abre e fecha dos serviços públicos