Geral
Hospital deve informar sobre reconstrução de mama pelo SUS
Terça-feira, 16 Abril de 2019 - 11:10 | Redação
O Governo do Estado sancionou a Lei 5.332 que obriga hospitais, clínicas e consultórios a informar aos pacientes em tratamento de câncer que a reconstrução da mama é feita de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
A nova norma foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (16).
Os estabelecimentos de saúde públicos e privados deverão afixar placas ou cartazes contendo a seguinte frase: As mulheres que sofrerem mutilação total ou parcial de mama, decorrente de utilização de técnica de tratamento de câncer, têm direito a cirurgia plástica reconstrutiva, nos moldes do Artigo 1º da Lei Federal 9.797/99.
Conforme a nova regra, o material informativo deverá ser fixado em local de fácil visualização, medindo, no mínimo, o tamanho de uma folha A3 (297x420mm), com escrita legível. A lei entra em vigor em 60 dias.
O governador Reinaldo Azambuja vetou os artigos que tratam das penalidades pelo descumprimento da lei. A justificativa é a inconstitucionalidade, uma vez que afronta a iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo para estabelecer a competência dos órgãos públicos e de seus servidores, bem como ao princípio da harmonia e da separação dos poderes. Além disso, repercute no orçamento estadual.
Últimas Notícias
- Saúde Pública - 19:00 Plano investe R$ 825 mil para reforçar vacina contra influenza
- Meio Ambiente - 18:39 MS é representado no 2º Fórum das Águas sobre desafios dos recursos hídricos
- Oportunidade - 18:10 Oficinas gratuitas fortalecem economia criativa em Campo Grande
- Vacinação - 17:50 Vacinação domiciliar imuniza acamados contra Influenza e Covid-19 em MS
- Nova Alvorada do Sul - 17:40 Condenado por matar a esposa na frente dos filhos é preso
- Operação tropeiros II - 17:32 Polícia Federal combate grupo que envia drogas para Europa em aviões
- Acidente - 17:17 Motociclista morre ao colidir com carro em Nova Andradina
- Acidente - 16:50 Motorista morre após colidir com carreta na MS-223 em Costa Rica
- Paranhos - 16:36 Inquérido é instaurado para investigar falhas na gestão de resíduos
- Infraestrutura - 16:00 K&G vence leilão da Rota da Celulose