Geral
Hospital Cassems realiza I Simpósio de Transplante de Órgãos
Quarta-feira, 27 Fevereiro de 2019 - 17:33 | Redação
O Simpósio reunirá profissionais médicos e Ministério da Saúde para debater o transplante de órgãos e tecidos no Hospital Cassems CG.
O Hospital Cassems de Campo Grande realizará, nesta quinta-feira (28), das 9h às 16h, o I Simpósio Cassems de Transplante de Órgãos e Tecidos. O evento tem como objetivo debater o panorama dos transplantes no Brasil, o papel dos profissionais envolvidos na área, aspectos atuais, novos desafios, o impacto dos núcleos de transplantes, além de apresentar iniciativas de sucesso.
Para realizar as palestras estarão presentes do Instituto do Coração de São Paulo (INCOR), do Hospital das Clínicas da faculdade de medicina da USP, do Grupo Hepato, além da coordenadora do Sistema Nacional de Transplantes de Órgãos e Tecidos do Ministério da Saúde, Daniela Ferreira Salomão Pontes. O Simpósio é mais um passo para consolidar o Hospital Cassems de Campo Grande como mais uma unidade hospitalar a realizar transplante de órgãos em Mato Grosso do Sul.
Há mais de um ano o hospital já realiza a captação de órgãos, recebeu do Governo do Estado a autorização para ser uma unidade transplantadora e atualmente, está aguardando visita de credenciamento do Ministério da Saúde. Há vários meses uma equipe comandada pelo cirurgião cardíaco Carlos Barbosa, pela diretora técnica do hospital, Priscilla Alexandrino e pelo diretor clínico, Marcos Bonilha, estuda a viabilidade de implantação desse projeto.
O INCOR realiza aulas semanais para detalhar os processos relacionados ao transplante cardíaco, por exemplo, e “estamos aproveitando esses momentos para fazer um levantamento da documentação e de reestruturação para podermos ser habilitados para esse serviço”, esclarece a médica Priscilla Alexandrino.
Para o presidente da Cassems, Ricardo Ayache, o objetivo do simpósio vai além de ser referência em transplantes no Mato Grosso do Sul. “Nós queremos conhecer a fundo esse processo e queremos também, através do nosso maior lema que é a humanização em saúde, transformar a vida das pessoas, que muitas vezes não têm a oportunidade de conseguir um transplante porque ficam aguardando na fila de espera”, explica.
Últimas Notícias
- Itahum - 18:04 Pecuarista foragido após matar vizinho
- Corumbá - 17:50 Monitorado por tornozeleira por descumprir medidas protetivas
- Educação - 17:30 Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho
- Política - 17:00 Pleito antecipado elege Mesa Diretora da Câmara para biênio 2027-2028
- Solidariedade - 16:54 Musicista pede doações para bancar cirurgia
- Prejuízo de R$ 100 mil - 16:44 Trio é preso em Operação Última Forma
- Poder Judiciário - 16:01 TJMS alcança 75% de acordos em audiências pré-processuais no 1º semestre
- PRF - 15:49 Carga de milho esconde 2,2 toneladas de maconha
- Poderes - 15:39 Deputados aprovam LDO que prevê R$ 27 bilhões para 2026 em MS
- Condenação - 15:10 Réu por estuprar idosa é condenado