• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Gripe mata 13 pessoas no Estado

Segunda-feira, 03 Junho de 2019 - 17:30 | Redação


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou nesta segunda-feira, 3 de Junho, mais três mortes por gripe em Mato Grosso do Sul. Com isso, o número de óbitos em decorrência da doença subiu para 13.

O município de Três Lagoas segue liderança o ranking de mortes por conta da doença, com cinco óbitos. Na sequência aparecem Corumbá e Rio Verde com duas mortes cada. Campo Grande tem uma morte, assim como Aquidauana, Inocência e Porto Murtinho.

Os últimos três casos foram os de Corumbá, Rio Verde e Porto Murtinho. Conforme o relatório divulgado pela SES, a morte mais recente ocorreu em Rio Verde nesta segunda-feira, 3 de Junho. A vítima é uma mulher de 87 anos.

Vacinação – Nesta segunda-feira, foi aberta a vacinação geral contra a gripe, ou seja, toda a população pode se imunizar, mesmo que não esteja nos grupos prioritários do Ministério da Saúde.

EM Campo Grande, a vacinação está disponível nas 68 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF). A quantidade de doses remanescentes ainda está sendo contabilizada.

Para receber a vacina, é preciso apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia); documento pessoal de identificação; e, a caderneta de vacinação (caso tenha).

Site - Para facilitar o acesso às informações da Campanha, a Sesau disponibiliza um site específico disponível em www.campogrande.ms.gov.br/sesau e clicar em “Camp.Gripe” na barra de menus. Neste endereço, estão todas as informações sobre a imunização, locais de vacinação e documentos que devem ser apresentados.

A doença - A gripe é causada pelo vírus influenza que é transmitido através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

SIGA-NOS NO Google News