Geral
Governo recorre de liminar que suspendeu jornada de 8h
Quinta-feira, 11 Julho de 2019 - 14:14 | Redação
O governo do Estado vai recorrer da decisão monocrática do desembargador Ruy Celso Barbosa Forence que concedeu liminar para suspender os efeitos do Decreto n° 15.192/2019, que determinou aos servidores estaduais o retorno à jornada de 8 horas diárias de trabalho. O governo foi notificado nesta quinta-feira, 11 de Julho, e já entrou com medida judicial.
Em nota publicada no site oficial, o governo lembra que a volta a jornada normal de trabalho, ou seja, de oito horas, estava prevista para Abril, mas só começou no dia 1º de julho, a pedido das lideranças sindicais dos servidores, para que eles pudessem ter maior prazo de transição e readequação à nova rotina de trabalho. A medida abrange aproximadamente 16 mil funcionários públicos ativos.
"O Governo do Estado defende que o retorno da jornada legal de trabalho visa a melhoria permanente dos serviços públicos prestados à população; a redução de custos; e a otimização do trabalho dos servidores", diz a nota. A ação contrária à jornada de oito horas é movida por sindicatos que representam categorias de servidores públicos.
Dano - Na liminar, o desembargador afirmou que é admitida a concessão da medida de urgência com a finalidade de impedir a irreparabilidade do dano e apontou que desde de 2004 os funcionários públicos de MS passaram a trabalhar em carga horária de 30 horas semanais, sem percepção de auxílio alimentação - cuja verba foi destinada somente aos funcionários sujeitos à jornada de trabalho de 40 horas semanais ou mais.
“Com efeito, o Decreto n° 15.192/2019 aumentou a jornada de trabalho novamente para 8 horas diárias, 40 horas semanais, sem qualquer menção de contrapartida salarial ou mesmo concessão de auxílio alimentação", escreveu o magistrado em sua decisão.
O mandado de segurança foi impetrado pelo Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária, Sindicato dos Servidores do Detran/MS; Sindicato dos Gestores Estaduais Agropecuários, Agentes Fiscais Agropecuários, Agentes de Serviços Agropecuários; Sindicato dos Servidores de Apoio a Adm. Fazendária de MS; Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social em MS; Sindicato dos Trab. e Servidores. da Secretaria de Administração de MS, e Sindicato dos Fiscais Estaduais Agropecuários de MS.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 18:56 Autor de furto a carro estacionado é preso
- Taxação - 18:27 Tarifaço de Trump deixa de fora aviões, minérios e suco de laranja
- Nacional - 18:18 Projeto aumenta pena por apologia ao crime para até 4 anos de prisão
- Campo Grande - 17:55 Homem que matou morador de rua a facadas é preso
- Ação conjunta - 17:32 Trio é preso em flagrante com revólveres ilegais em Sonora
- DOF - 17:09 Carreta com 25 mil pacotes de cigarros é apreendido em Mundo Novo
- Servidores públicos - 16:48 Lei permite transferência de empregado público para acompanhar cônjuge
- Prisão em flagrante - 16:12 Três pessoas são presas com armas, dinheiro e drogas
- Escritores - 16:06 37ª Noite da Poesia distribuirá premiações em dinheiro na Capital
- "Asmodeus" - 15:56 Autores de estupro coletivo são presos