Geral
Governo de MS avança na criação de agências de investimento e fomento
Reunião discute os próximos passos para a implantação das agências que irão apoiar o desenvolvimento econômico do Estado
Terça-feira, 03 Setembro de 2024 - 09:00 | Redação

Com o objetivo de impulsionar a economia regional e contribuir para a geração de empregos e renda, o Governo de Mato Grosso do Sul iniciou a fase de implantação das agências de investimento (Invest MS) e fomento no Estado. Neste momento, o processo envolve a definição de estatuto, regramento jurídico e formatação das duas entidades.
O governador Eduardo Riedel se reuniu nesta segunda-feira (2) com os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Rodrigo Perez (Segov), além de outros membros das equipes responsáveis pelos projetos, para discutir o andamento das iniciativas, visando que as agências contribuam para o desenvolvimento do Estado.
O secretário especial da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Luiz Renato Adler Ralho, participou da reunião e explicou como está o processo para implantar a “Invest MS”, que será a agência de investimentos do Estado.
“A Assembleia aprovou a criação da agência em julho. Estamos agora na fase de implantação, cuidando do estatuto, diretrizes e regramento jurídico. O objetivo é atrair novos investimentos ao Estado, apoiando tanto os empresários que estão chegando quanto aqueles que já atuam aqui e pretendem expandir suas operações, inclusive para fora do Brasil”, destacou.
Em Mato Grosso do Sul, a agência atuará dentro das quatro diretrizes do planejamento de um governo inclusivo, próspero, verde e digital. Com sede em Campo Grande, ela terá um Conselho de Administração, composto por sete membros, e uma Diretoria-Executiva, com um diretor-presidente e dois diretores-executivos.
Outro assunto discutido foi a implantação da Agência de Fomento de Mato Grosso do Sul, que funcionará em parceria com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), por meio do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). O objetivo é facilitar linhas de crédito para pequenos, médios e grandes empresários do Estado.
“Após a oportunidade via Codesul, estamos na fase de estudo para adequação às normativas, para que a agência possa operar os empréstimos no Mato Grosso do Sul, com a participação do BRDE, que é um banco da região sul do Brasil. Estamos trabalhando na sua formatação”, ressaltou o secretário-executivo do Codesul, Jader Julianelli.
Atualmente, a formatação do modelo de negócio está em andamento, com normativas e regras específicas para estas atividades financeiras. “Vamos desenvolver produtos específicos para Mato Grosso do Sul, visando atender empresas de todos os portes e tornar as empresas mais competitivas, criando alternativas para que os empresários continuem investindo e expandindo”, afirmou o assessor especial da Segov, Bruno Batista Gonzaga.
Últimas Notícias
- Economia - 18:18 Em Ponta Porã, contribuinte pode aderir ao Refis até dia 29 de Agosto
- Meio ambiente - 17:36 Países defendem fundo florestal com recursos carimbados para indígenas
- Leitura - 17:15 Iniciativas públicas e comunitárias aproximam brasileiros dos livros
- Orientação - 16:38 INSS usa barcos para orientar aposentados da Amazônia sobre descontos
- Meio ambiente - 16:07 Agosto mantém baixos índices de queimadas após semana crítica
- Fiscalização - 15:42 Free Flow: sistema inovador reduziu filas nas estradas de MS
- Idosos - 15:15 Cuidado com pais idosos pode ser definido pela Justiça
- Duque de Caxias - 14:53 Investimento do Estado garante modernização de avenida na Capital
- Benefício - 14:14 Servidoras estaduais mães atípicas solo podem ganhar novo benefício em MS
- Igualdade - 13:30 Projeto amplia cotas raciais em concursos públicos de Mato Grosso do Sul