Geral
Governo de MS avança na criação de agências de investimento e fomento
Reunião discute os próximos passos para a implantação das agências que irão apoiar o desenvolvimento econômico do Estado
Terça-feira, 03 Setembro de 2024 - 09:00 | Redação

Com o objetivo de impulsionar a economia regional e contribuir para a geração de empregos e renda, o Governo de Mato Grosso do Sul iniciou a fase de implantação das agências de investimento (Invest MS) e fomento no Estado. Neste momento, o processo envolve a definição de estatuto, regramento jurídico e formatação das duas entidades.
O governador Eduardo Riedel se reuniu nesta segunda-feira (2) com os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Rodrigo Perez (Segov), além de outros membros das equipes responsáveis pelos projetos, para discutir o andamento das iniciativas, visando que as agências contribuam para o desenvolvimento do Estado.
O secretário especial da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Luiz Renato Adler Ralho, participou da reunião e explicou como está o processo para implantar a “Invest MS”, que será a agência de investimentos do Estado.
“A Assembleia aprovou a criação da agência em julho. Estamos agora na fase de implantação, cuidando do estatuto, diretrizes e regramento jurídico. O objetivo é atrair novos investimentos ao Estado, apoiando tanto os empresários que estão chegando quanto aqueles que já atuam aqui e pretendem expandir suas operações, inclusive para fora do Brasil”, destacou.
Em Mato Grosso do Sul, a agência atuará dentro das quatro diretrizes do planejamento de um governo inclusivo, próspero, verde e digital. Com sede em Campo Grande, ela terá um Conselho de Administração, composto por sete membros, e uma Diretoria-Executiva, com um diretor-presidente e dois diretores-executivos.
Outro assunto discutido foi a implantação da Agência de Fomento de Mato Grosso do Sul, que funcionará em parceria com o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), por meio do Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul). O objetivo é facilitar linhas de crédito para pequenos, médios e grandes empresários do Estado.
“Após a oportunidade via Codesul, estamos na fase de estudo para adequação às normativas, para que a agência possa operar os empréstimos no Mato Grosso do Sul, com a participação do BRDE, que é um banco da região sul do Brasil. Estamos trabalhando na sua formatação”, ressaltou o secretário-executivo do Codesul, Jader Julianelli.
Atualmente, a formatação do modelo de negócio está em andamento, com normativas e regras específicas para estas atividades financeiras. “Vamos desenvolver produtos específicos para Mato Grosso do Sul, visando atender empresas de todos os portes e tornar as empresas mais competitivas, criando alternativas para que os empresários continuem investindo e expandindo”, afirmou o assessor especial da Segov, Bruno Batista Gonzaga.
Últimas Notícias
- Mato Grosso do Sul - 15:33 Com centenas de máquinas em 4 macrorregiões, MS regionaliza hemodiálise
- Cultura - 15:12 Com origem europeia, festas juninas misturam devoção, comidas e danças
- Polícia - 15:00 Operação contra tráfico de drogas prende seis pessoas em Eldorado
- Adulterações - 14:40 Sindicatos alertam que fim de vistorias pode aumentar fraudes veiculares
- Diversão - 14:35 Trupe pernambucana traz a arte de Chico Science para Campo Grande
- Economia - 14:16 Alface e melão têm queda, mas frio encarece limão e hortaliças no Ceasa/MS
- Oportunidade - 13:52 MS seleciona preceptores para o Mais Saúde com Agente
- Oportunidades - 13:32 Senai oferece bolsa integral para graduação em MS
- Iluminação - 13:00 MS investe em iluminação pública sustentável com tecnologia solar
- Dourados - 12:53 Vídeo: Ladrão arromba porta de marmitaria e furta R$ 400 em dinheiro