Geral
Governadores de MS e MT assinam termo que protege o Pantanal
Incêndios planejados para reduzir carga de combustível serão realizados no Pantanal
Quinta-feira, 18 Abril de 2024 - 11:20 | Thays Schneider

Acompanhado do governador do Estado do Mato Grosso, Mauro Mendes e da Ministra Marina Silva, Governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel assina termo que protege o Pantanal, um dos maiores biomas do Brasil.
Durante o evento, Eduardo Riedel, comentou sobre as ações que o Estado vem desenvolvendo. "Queremos somar com nosso estado vizinho. No final do ano passado iniciamos uma discussão sobre o bioma do Pantanal. Desafio do Mato Grosso do Sul em colocar em andamento que nos iríamos avançar na Lei no Pantanal, uma profunda discussão foi travada entre as partes interessadas", ressaltou.

Riedel ressaltou uma das medidas estabelecimento no termo é a queimada prescrita. O próprio Estado vai atear foco em cerca 2.500 hectares, antecipando os focos de incêndios. “ Será realizado um estudo sobre áreas mais vulneráveis, assim a equipe terá mais controle e antecipar os locais que seriam queimados”, explicou.
O termo queimada prescrita é o uso do fogo em parcelas da vegetação, criando uma barreira natural para evitar o espalhamento das chamas quando ocorrem incêndios florestais, principalmente na época da seca.
Ainda durante o evento de assinatura, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, comentou sobre as mudanças climáticas quero mundo inteiro vem sentindo na pele e obrigação dos governantes é frear o desmatamento e queimadas no Pantanal, protegendo o bioma.

Os dois Estados se comprometem a envidar esforços no sentido de uniformizar e compatibilizar a legislação sobre o uso dos recursos naturais do Pantanal; elaborar o Plano Integrado de Prevenção, Preparação, Resposta e Responsabilização a Incêndios Florestais para o bioma Pantanal brasileiro, monitor a fauna silvestre e promover o fomento da produção sustentável do bioma.
Últimas Notícias
- Natal - 18:05 Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
- Jair Bolsonaro - 17:35 Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão
- Nova Andradina - 17:05 Homem é encontrado morto por familiar em quitinete
- Nacional - 16:35 Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
- Economia - 16:05 Governo estadual orienta sobre prazos e vantagens no ITCD, Refis e IPVA
- Dourados - 15:35 Ex-candidato ao Governo de MS é preso por estupro de vulnerável
- MS-156 - 15:05 Indígenas promovem nova interdição na MS-156 em Dourados
- Moradia - 14:35 Famílias conquistam o primeiro imóvel durante o 10º Feirão Habita CG
- Segurança - 14:05 Corumbá lança campanha “Celular Seguro” com ação integrada
- Natal - 13:35 Natal Encantado ganha roda-gigante de 26 metros em Dourados

