Geral
Governador destaca importância do cooperativismo para a economia de MS
Riedel participou de reunião com lideranças do setor no Show Rural Coopavel
Quarta-feira, 12 Fevereiro de 2025 - 13:50 | Redação

O governador Eduardo Riedel destacou a importância e papel de destaque do setor cooperativista em Mato Grosso do Sul, que ajudam a alavancar a economia regional. Ele reconheceu este cenário durante a participação no Show Rural Coopavel, que é realizado em Cascavel, nesta quarta-feira (12).
“MS é um estado que vem se desenvolvendo em uma taxa muito elevada. Isto se deve em parte ao empreendedorismo dos paranaenses, com as cooperativas do Paraná. Estamos aqui para fazer este reconhecimento, conversar com as cooperativas sobre todas as oportunidades no nosso Estado”, afirmou o governador.
Riedel ponderou que as cooperativas têm sido muito parceiras do sistema econômico do Estado, ajudando a alavancar o crescimento. “Mato Grosso do Sul e Paraná são dois estados que tem a mesma diretriz de desenvolvimento e crescimento, que contam com apoio e força do cooperativismo. Estamos com previsão de crescer 4,5% no ano que vem, com uma série de indicadores positivos”, ressaltou.
Durante o evento Riedel participa da primeira reunião ordinária de 2025 das diretorias da Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) e da Fecoopar (Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), com a participação do governador do Paraná, Ratinho Júnior.
Um dos principais assuntos em pauta são investimentos do setor cooperativista previstos para este ano e possíveis parcerias entre os governos dos dois estados. O Show Rural Coopavel começou na segunda-feira (10) e segue até sexta-feira (14).
A expectativa é que 350 mil pessoas do Brasil e de outros países passem pelo local. Os visitantes podem conferir uma exposição alusiva ao Ano Internacional das Cooperativas, celebrado ao longo de 2025. A ideia é mostrar a relevância do cooperativismo ao redor do mundo, com destaques e números estaduais, nacionais e globais. O evento tem foco na inovação tecnológica e sustentabilidade.
Participação ativa
O sistema cooperativista tem forte participação no Mato Grosso do Sul, estando em 77 das 79 cidades do Estado. São 136 cooperativas registradas, distribuídas nos sete ramos do setor. A geração de empregos chega a 14,6 mil postos de trabalho.
O ramo agropecuário é o que tem o maior número de cooperativas no Estado, chegando a 62 unidades. Depois aparece o setor de crédito, com 16 empresas. Para contribuir com este segmento, o Governo do Estado tem programas de incentivo, entre eles o Procoop (Programa de Desenvolvimento do Cooperativismo), que impulsiona os investimentos no setor. Ano passado este valor (investimento) chegou a R$ 2 bilhões.
Últimas Notícias
- Imposto de Renda - 18:15 Veja quem precisa declarar o imposto de renda em 2025
- Bloco - 17:51 Dilma continua à frente do Banco do Brics por mais 5 anos
- Dourados - 17:34 Homem de 40 anos é encontrado morto após agressões na Aldeia Jaguapiru
- Campo Grande - 17:09 Vídeo: Motociclista é baleado por policial após briga de trânsito no Aero Rancho
- Economia - 16:48 Calor extremo, alta do milho e quaresma pressionam preço do ovo
- Saúde - 16:30 SUS passa a oferecer tratamento inovador de atrofia muscular espinhal
- Dourados - 16:13 Polícia prende foragido com mais de R$ 600 mil em materiais ilegais
- Educação - 15:54 Redes sociais, app de bancos e golpes: uso de novas tecnologias fará parte da EJA
- Interior - 15:31 Mais de 600 kg de pescados são apreendidos por irregularidades
- Investigação - 15:10 Polícia de MS procura suspeitos de assassinar jovem em Selvíria