Geral
Golpistas clonam WhatsApp e pedem dinheiro
Terça-feira, 07 Maio de 2019 - 14:33 | Redação
O golpe de clonagem do aplicativo de mensagens WhatsApp está fazendo mais vítimas a cada dia em Campo Grande. Várias pessoas já procuraram a Polícia Civil para denunciar a tentativa de estelionato. Usando o número clonado, os bandidos pedem dinheiro aos contatos das vítimas.
O publicitário Jeferson Alves do Nascimento passou por esta situação. Tudo começou quando ele anunciou a venda de uma motocicleta em um site especializado na comercialização de veículos.
"Coloquei o número do meu telefone no anúncio da venda. Duas semanas depois, recebi uma mensagem como se fosse do site especializado. Havia um link no qual eu deveria clicar para fazer a ativação do anúncio. Ao subir a tela, acabei esbarrando no link sem querer e na mesma hora apareceu uma mensagem dizendo que o WhatsApp estava inoperante pois estava sendo usado por outro aparelho", relata.
O publicitário explica que junto com o link, havia outra opção para ativação do anúncio que seria digitar o seguinte código numeral: 125-664.
Depois de receber a mensagem que o WhatsApp estava inoperante, Jeferson não conseguiu mais entrar no aplicativo. "Aí eu telefonei para a família e para os amigos e também usei as redes socias para avisar o que tinha acontecido", relembra.
Contudo, a ação dos bandidos começou rapidamente. Os golpistas enviaram mensagens para os contatos de Jeferson pedindo dinheiro emprestado. "Eles solicitavam R$ 980 para pagar o despachante. Um dos meus amigos desconfiou e me ligou na hora, aí fiquei sabendo que estavam usando meu WhatsApp para pedir dinheiro", disse.
Felizmente, até onde Jeferson tem conhecimento, nenhum dos seus contatos depositou dinheiro para os golpistas. Para se ver livre do problema, o publicitário desinstalou e reinstalou o aplicativo. "Porém, como tinha dois celulares usando o aplicativo, o WhatsApp não sabia para onde mandar o número de verificação", relata.
Passados 50 minutos, o WhatsApp telefonou e repassou o código que ele deveria digitar. "Quando consegui ativar o meu, o outro foi desativado automaticamente", diz.
Depois de ter sofrido o golpe, a própria vítima descobriu que existe uma forma de evitar a clonagem. "Você pode colocar a senha de ativação do Whats. Assim, se precisar usar em outro aparelho, tem que ter a senha."
O processo é simples. Basta clicar em configurações, na sequencia conta, verificação em duas etapas, ativar PIN e inserir seis dígitos.
Outro informação importante é que não é praxe entre os sites de vendas de veículos enviarem links ou códigos para ativação dos anúncios.
Jeferson registrou Boletim de Ocorrências na 3 Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande. Outras denúncias idênticas a do publicitário chegaram a outras delegacias da Capital. Há relatos de vítimas que depositaram o dinheiro, pensado se tratar de um pedido do verdadeiro titular do Whats. Os casos são investigados como estelionato e tentativa de estelionato.
Últimas Notícias
- TJMS - 19:30 Judiciário Estadual celebra 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
- Campo Grande - 19:00 "Corumbazinho" furta ferramentas de construção de obra e é preso
- SENAPPEN - 18:50 Operação retira 650 celulares em presídios
- Nova Alvorada do Sul - 18:30 Advogado morre após bater de frente com carreta na BR-163
- Rio Brilhante - 18:09 Autor de tentativa de homicídio é preso em menos de duas horas
- Dourados - 17:59 Dupla presa por tentativa de homicídio em boate
- 35 anos de ECA - 17:39 MPMS celebra criação do ECA com ações para defesa da infância e adolescência
- 35 anos de ECA - 17:10 Estatuto regulamentou direitos das crianças no Brasil
- Foragido preso - 16:52 Investigado por homicídio em 2024 na capital é preso em Iguatemi
- Política - 16:39 Fazendeiro investigado por matar vizinho é preso após cair em contradições