Geral
Focada na conversão ecológica, Campanha da Fraternidade terá plantio de mudas
"Fraternidade e Ecologia Integral" é tema da tradicional campanha da Igreja Católica neste ano de 2025
Quarta-feira, 05 Março de 2025 - 16:50 | Redação

A Campanha da Fraternidade de 2025 terá como tema: Fraternidade e Ecologia Integral. A tradicional ação da Igreja Católica foi lançada nesta quarta-feira, dia 5 de Marco, em Campo Grande (MS). O Arcebispo Metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, recebeu a imprensa no auditório da Cúria Metropolitana para detalhar as atividades do ano.
Neste ano, a campanha começará de uma forma diferente. O lançamento oficial será no sábado, dia 8 de Março, com o plantio de 60 mudas de ipê no Parque das Nações Indígenas na Capital. A concentração começa às 15h. O plantio será às 16h. Está prevista também a celebração de uma missa às 18h.
Bandas católicas e uma orquestra indígena devem se apresentar na ocasião. "Como o tema é ecologia integral, pareceu-nos que o Parque das Nações Indígenas seria um local muito adequado", considerou Dom Dimas durante coletiva à imprensa.
O Padre Cleber Rosa Brugnago apresentou as inúmeras iniciativas em desenvolvimento na Arquidiocese, lembrando que o Hospital São Julião, filantrópico, recebeu o reconhecimento pelo programa hospitalar “Lixo Zero”, o primeiro no Brasil.

Ele também explicou a dinâmica para o lançamento da CF-2025, 08 de Março, às 16h, no Parque das Nações Indígenas. Segundo a Igreja, o plantio das mudas será um gesto concreto do início da campanha. A programação de atividades e apresentações artísticas está detalhada no final do texto.
Dons da natureza - Conforme material divulgado pela igreja, a temática traz a oportunidade de analisar e ressignificar as opções, e buscar novas atitudes em sintonia e conexão com os sinais da ressurreição de Jesus Cristo: os dons da natureza, a beleza das culturas, a conquista da justiça social, o esforço pelo bem-comum na sociedade e a paz tão desejada que começa dentro de cada um. “Somos chamados a cuidar, integrar e acompanhar cada vida como um sinal do amor de Deus”, define a igreja.
“Contudo, não podemos ignorar os caminhos que nos levaram à crise socioambiental que enfrentamos atualmente. Somos guardiões do planeta. Missão sagrada confiada por Deus a cada ser humano para ser exercida com responsabilidade e cuidado. A conversão integral exige uma revisão do estilo de vida, lembrando-nos de que a crise ecológica está diretamente ligada à moralidade humana”, afirma o texto.
A proposta do ano é fundamentada na Carta Encíclica “Laudato Si´“, do Papa Francisco, e que faz referência a 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’; pela recente publicação da Exortação Apostólica Laudate Deum; pelos 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM) e pela realização da COP 30, em Belém (PA), a primeira na Amazônia, acolhendo a sugestão da Comissão Episcopal Especial para a Mineração e a Ecologia Integral.

Conforme a igreja, a grande proposta do Papa Francisco contida na encíclica ” Laudato Si’”: “A crise ecológica é um apelo a uma profunda conversão interior”, mas também uma conversão comunitária, pressuposto para “criar um dinamismo de mudança duradoura” (LS, 219). “Temos de reconhecer também que alguns cristãos, até comprometidos e piedosos, com o pretexto do realismo pragmático frequentemente se burlam das preocupações pelo meio ambiente. Outros são passivos, não se decidem a mudar os seus hábitos e tornam-se incoerentes. Falta-lhes, pois, uma conversão ecológica, que comporta deixar emergir, nas relações com o mundo que os rodeia, todas as consequências do encontro com Jesus”. (LS, 217).
Programação 8 de Março:
15h: início da concentração e acolhida de autoridades e fiéis
16h: abertura oficial seguida de plantio de 60 mudas de Ipê
18h: Santa Missa
Shows:
– Ministério de Música da Paróquia Cristo Luz dos Povos
– Ministério de Música da Pastoral Juvenil
– Orquestra Indígena
– Ministério de Música Fraternidade João Paulo II
Últimas Notícias
- Bloco - 17:51 Dilma continua à frente do Banco do Brics por mais 5 anos
- Dourados - 17:34 Homem de 40 anos é encontrado morto após agressões na Aldeia Jaguapiru
- Campo Grande - 17:09 Vídeo: Motociclista é baleado por policial após briga de trânsito no Aero Rancho
- Economia - 16:48 Calor extremo, alta do milho e quaresma pressionam preço do ovo
- Saúde - 16:30 SUS passa a oferecer tratamento inovador de atrofia muscular espinhal
- Dourados - 16:13 Polícia prende foragido com mais de R$ 600 mil em materiais ilegais
- Educação - 15:54 Redes sociais, app de bancos e golpes: uso de novas tecnologias fará parte da EJA
- Interior - 15:31 Mais de 600 kg de pescados são apreendidos por irregularidades
- Investigação - 15:10 Polícia de MS procura suspeitos de assassinar jovem em Selvíria
- Interior - 14:53 Polícia cumpre mandado e fecha casa de prostituição no interior de MS