Geral
Figueiras recebem manejo para manter vitalidade em Campo Grande
A cada 15 dias, haverá pulverização do óleo de neen para o controle de pragas, como a mosca branca
Domingo, 01 Junho de 2025 - 07:19 | Redação

A Prefeitura de Campo Grande (MS) iniciou um novo ciclo de tratamento fitossanitário nas figueiras (fícus microcarpa) localizadas nos canteiros centrais das avenidas Mato Grosso e Afonso Pena. A ação é realizada anualmente e integra o trabalho de manejo que tem por objetivo proteger e preservar a saúde dessas árvores.
Neste ano, o manejo será realizado em três etapas. A cada 15 dias, sempre durante o período noturno com a pulverização do óleo de neen para o controle de pragas, como a mosca branca. O trabalho é realizado por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) com o acompanhamento técnico dos auditores fiscais.
A prefeita, Adriane Lopes, destaca a relevância dessa ação para a sustentabilidade ambiental e o legado histórico “As figueiras de nossa cidade são patrimônio de relevância histórica. Quando a administração investe em sua proteção, está não só salvaguardando a história, mas também promovendo a melhora na qualidade do ar, regulação do clima, além de garantir refúgio para a fauna local, o que se traduz em melhor qualidade de vida para todos.”
O secretário municipal da Semades, Ademar Silva Junior, elenca alguns dos benefícios alcançados com a preservação dessas figueiras “Esse tratamento preventivo e contínuo demonstra benefícios tanto ambientais como econômicos, com a conservação da drenagem urbana, da pavimentação, na diminuição da poluição ambiental e sonora. Ou seja, prestando serviços ecossistêmicos”. E comenta: “É notório que campo-grandense se preocupa com as árvores, as pessoas questionam o cobram esse cuidado com a nossa floresta urbana”.
Tree Cities of the World - Em 2025 Campo Grande recebeu, pela sexta vez consecutiva, o título de “Tree City of de World”, em tradução livre “Cidade Árvore do Mundo”, concedido anualmente pela Arbor Day Foundation e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).
A capital integra o seleto grupo de Cidades Árvores do Mundo que são exemplo em liderança no manejo das árvores em áreas urbanas e apresentadas como exemplo mundial para a solução de muitos dos problemas globais enfrentados atualmente. Cidades que inspiram os demais governos a praticarem a preservação de suas florestas urbanas.
O reconhecimento tem relação direta com a forma como a cidade planeja, realiza e mantém sua gestão arbórea. Mais do que nunca, árvores e florestas são um componente vital de comunidades saudáveis, habitáveis e sustentáveis em todo o mundo para a rede.
Últimas Notícias
- Economia - 18:18 Em Ponta Porã, contribuinte pode aderir ao Refis até dia 29 de Agosto
- Meio ambiente - 17:36 Países defendem fundo florestal com recursos carimbados para indígenas
- Leitura - 17:15 Iniciativas públicas e comunitárias aproximam brasileiros dos livros
- Orientação - 16:38 INSS usa barcos para orientar aposentados da Amazônia sobre descontos
- Meio ambiente - 16:07 Agosto mantém baixos índices de queimadas após semana crítica
- Fiscalização - 15:42 Free Flow: sistema inovador reduziu filas nas estradas de MS
- Idosos - 15:15 Cuidado com pais idosos pode ser definido pela Justiça
- Duque de Caxias - 14:53 Investimento do Estado garante modernização de avenida na Capital
- Benefício - 14:14 Servidoras estaduais mães atípicas solo podem ganhar novo benefício em MS
- Igualdade - 13:30 Projeto amplia cotas raciais em concursos públicos de Mato Grosso do Sul