Geral
Exposição que homenageia Lídia Baís
Sexta-feira, 19 Abril de 2019 - 11:05 | Redação
Pintora, compositora, escritora e uma mulher à frente de seu tempo, essas são algumas características que definem quem foi a sul-mato-grossense Lídia Baís, cuja história está sendo homenageada em exposição. A exposição “Lídia Baís 119 anos” é uma parceria do museu com o coletivo “As descendentes de Lídia”, e irá apresentar ao público um acervo com obras da artista que não eram expostas há muito tempo, algumas delas inéditas. “Esta exposição é para comemorar a existência de Lídia Baís, celebrar sua história. Para mim tirar suas obras do subsolo é trazê-la à tona, é dar vida e visibilidade às suas criações”, define a atriz Tatiana De Conto, que estuda a história da artista há alguns anos.
Nesta quinta, na abertura da exposição, Tatiana irá apresentar a peça teatral “Lídia Baís – Uma mulher à frente de seu tempo”, que reúne os momentos mais marcantes da vida de Lídia, a sétima filha de Bernardo Baís e uma das moradoras da mansão ilustre que hoje se tornou ponto turístico de Campo Grande, localizada na esquina das avenidas Noroeste e Afonso Pena. Hoje o local abriga a Casa de Memória Lídia Baís, com diversos objetos pessoais, fotografias e informações que ajudam a perpetuar seu legado para as próximas gerações. “Estudo ela desde 2015 e a cada vez que me debruço nos livros, nas teses, descubro mais da genialidade da artista”, conta a atriz.
Taxada como louca em sua época por seu desejo de estudar, viajar e aperfeiçoar suas habilidades artísticas, Lídia é hoje admirada não só por suas produções, mas por sua bravura. “Costumo dizer que os gritos de Lídia ecoam até hoje no coração das mulheres libertárias, que escolhem seu destino. Colocar a mulher transgressora, que quebra padrões, no lugar de louca é tentar minimizar seu direito a existência”, define Tatiana. A exposição se encerra no dia 28 deste mês, data em que serão realizadas uma oficina, uma roda de conversa e o lançamento dos livros “Memória da Chuva”, da sobrinha-neta de Lídia Thaïs Martins, e "Arte, vida e metamorfose em Lídia Baís", escrito por Fernanda Reis. Na ocasião estará presente também a Orquestra Sinfônica de Campo Grande, que interpretará músicas compostas por Lídia.
Serviço: A exposição “Lídia Baís 119 anos” estará disponível até o dia 28 de abril no Marco (Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul), localizado na Rua Antônio Maria Coelho, 6000, dentro do Parque das Nações Indígenas.
Últimas Notícias
- Saúde - 18:38 Câmara debate regulação hospitalar e desafios do SUS em Campo Grande
- Acidente grave - 18:00 Empresário morre em colisão em rodovia
- Campo Grande - 17:50 Dupla presa com 2,5 toneladas de maconha em carga de fertilizantes
- Acolhimento humanizado - 17:35 Dourados recebe novos profissionais para atendimento aos migrantes na cidade
- Poder Legislativo - 17:17 Decreto Legislativo aprova Balanço Geral do Governo relativo a 2023
- Sustentabilidade na Pecuária - 16:55 Case sustentável em agroindústria representará MS na COP 30
- "Freeloader" - 16:32 Operação combate queima e exploração ilegal de terras da União
- Gestão pública - 16:00 Governo inicia planejamento para 2026
- Água Clara - 15:43 Preso terceiro envolvido em morte de homem jogado em lago
- Red Flag - 15:28 Esquema de tráfico de drogas por via aérea é investigado pela PF

