Geral
Exposição indígena inédita está aberta em Centro Cultural
Mostra reúne obras de 27 artistas de oito etnias presentes no Estado
Sexta-feira, 15 Agosto de 2025 - 11:54 | Redação

O Sesc MS realiza vernissage da exposição Artistas da Natureza, no Centro Cultural José Octávio Guizzo. A mostra dedicada à valorização da cultura indígena de Mato Grosso do Sul, reúne obras de 27 artistas de oito etnias presentes no estado. A abertura foi marcada por uma cerimônia repleta de emoção e respeito às tradições indígena. A artista e curadora da exposição, Benilda Kadiwéu, fez questão de compartilhar sua emoção em comandar um projeto de tamanha relevância para a cultura local.
"Esse convite foi um chamado ancestral. Aceitei com o coração cheio de emoção, pois sei que este trabalho é um esforço coletivo para dar visibilidade aos artistas indígenas de Mato Grosso do Sul, que frequentemente são deixados de lado", comentou.
Benilda enfatizou o significado profundo do evento, destacando que este é um esforço para superar a invisibilidade histórica dos povos indígenas. “Fizemos um longo estudo para que essa exposição abra caminhos para novas políticas públicas e inspire futuras iniciativas.”

Fabrício Machado, analista de Linguagens Artísticas Digitais do Sesc MS e idealizador do projeto, ressaltou, em sua fala, o objetivo da exposição: “Queremos dar visibilidade e protagonismo a esses povos, e é muito importante que possamos valorizar o trabalho artístico desses artistas, que por muito tempo não tiveram o reconhecimento que merecem.”
Durante a cerimônia, foi realizada uma bênção espiritual com Iviraijá Germânio Kaiowá e Kênio Kaiowá, e com o Rezador Terena, Antonio Bernardo, conectando todos os presentes a uma jornada de escuta e respeito pelas culturas ancestrais.
A dança tradicional indígena Kadiwéu, apresentada pelo Grupo Arte da Palavra, também foi parte importante da programação, celebrando a resistência e os saberes indígenas. A apresentação envolveu o público em um ambiente de reflexão sobre a preservação da cultura e a importância de reconhecer os povos originários como protagonistas.

Além dos artistas e representantes indígenas, a cerimônia contou com a presença de 17 estudantes da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, que tiveram a oportunidade de vivenciar a troca cultural proporcionada pela exposição. O evento contou com tradução simultânea e tradução em Libras, garantindo acessibilidade para todos.
Sobre a exposição - A exposição Artistas da Natureza reúne obras de artistas das etnias Guarani, Kaiowá, Terena, Kadiwéu, Kinikinau, Atikum, Ofaié e Guató, e vai até o dia 26 de Setembro. A visitação estará aberta ao público de terça a sexta-feira, das 14h às 20h, e aos sábados, das 9h às 18h.
A mostra, gratuito, é uma realização do Sesc MS, como parte dos projetos Sesc Raízes, Sesc Mediações e Sesc LABmais, e conta com o apoio da Fundação de Cultura de MS, da Subsecretaria de Políticas Públicas para Povos Originários do Governo de MS e da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação da UFMS.

O objetivo é promover o reconhecimento e a valorização da arte indígena, bem como estimular o diálogo intercultural e contribuir para a formação da identidade regional.
Últimas Notícias
- Violência contra a mulher - 16:24 Quatro agressores de mulheres são presos em Três Lagoas
- Economia - 16:05 Concessionária Energisa lança Plano Fixo para conta de luz em MS
- Pedro Juan Caballero - 15:59 Ex-candidato a vereador é executado
- Economia - 15:33 Governo federal libera financiamento para reformar a casa
- Segurança - 15:00 Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Guarda Municipal
- Economia - 14:45 Auxílio Gás de R$ 108 começa a ser pago a milhões de famílias no Brasil
- Justiça - 14:30 STJ manda TJMS reavaliar liberação para desmate no Pantanal
- Educação - 14:02 Bullying na escola: saiba como agir
- Poder Legislativo - 13:58 Agressão contra profissionais da saúde poderá ser punida com multas
- Saúde Pública - 13:32 Prefeitura convoca 120 médicos para reforçar atendimento nas unidades