Geral
Estado registra 58 mortes em decorrência da gripe
Quinta-feira, 15 Agosto de 2019 - 10:05 | Redação
Até esta quarta-feira, 14 de agosto, Mato Grosso do Sul registrou 58 mortes em decorrência do vírus da gripe em 2019. Desse total, 04 vítimas são de Corumbá, que aparece junto com Aquidauana, com o mesmo número de óbitos causados pela doença. Os números foram divulgados pelo boletim epidemiológico da Influenza, da Secretaria de Estado de Saúde.
Só nos primeiros dez dias do mês de agosto, o Estado registrou cinco mortes, sendo duas em Campo Grande, uma em Aquidauana, uma em Paraíso das Águas. A quinta morte foi diagnosticada em Naviraí, por H3N2. Em Corumbá o último caso confirmado foi em 31 de julho, quando uma idosa de 67 anos veio a óbito. Ela estava internada na Santa Casa.
Os outros casos de H1N1 na região pantaneira foram registrados em junho com a morte de duas mulheres, uma do grupo das puérperas e uma servidora da Receita Federal. Já em janeiro, um homem de 41 anos foi a óbito pelo vírus H3N2.
Ao Diário Corumbaense, a Secretaria Municipal de Saúde, garantiu que não há nenhuma pessoa internada na Santa Casa da cidade com sintomas da doença.
Campo Grande lidera o ranking de mortes pela doença com 21 casos confirmados, de acordo com o boletim epidemiológico da Influenza. Logo em seguida aparecem Três Lagoas com seis casos e Corumbá e Aquidauana com quatro óbitos cada município.
Sintomas e prevenção
A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.
Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.
Para evitar a gripe ou a sua transmissão também é necessário fazer uso de medidas preventivas como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.).
Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.
Últimas Notícias
- Aparecida do Taboado - 18:17 Homem invade pista contrária e morre em colisão na BR-158
- Planejamento - 18:02 Campo Grande inicia nova etapa do Plano Municipal de Educação
- Comunidade - 17:50 TJMS ouve associação de catadores para avançar no Programa Lixo Zero
- Consumidor - 17:39 Fã prejudicado por mudança em show receberá R$ 6,1 mil de organizadora
- Amambai - 17:21 Padrasto alega ser fraccionado e ameaça enteadas
- Campo Grande - 17:07 Cooperativa de Agricultura recebe estudantes para troca de experiências
- Justiça - 16:54 Estudante é condenado por se passar por advogado e cobrar dívida falsa
- Negócios - 16:35 Bonito recebe Hortência Marcari para palestra gratuita na quarta-feira
- Trânsito - 16:09 Encontro entre avenidas Euler e Tamandáre passa por reordenamento viário
- Urbano - 15:52 SEMEA orienta sobre solicitação de corte de árvores em Três Lagoas

