Geral
Em MS, indígenas de nove aldeias vão passar por cirurgias de catarata
Iniciativa vai promover cirurgias de cataratas em 210 indígenas na próxima semana
Quarta-feira, 16 Outubro de 2024 - 14:01 | Redação

O programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” chegou em nove aldeias de Miranda (MS). A iniciativa vai promover cirurgias de cataratas em 210 indígenas na próxima semana. Para concretizar esta ação, foram feitos exames e atendimento dentro das comunidades.
No final de setembro mais de 300 indígenas das nove aldeias passaram pela triagem, onde a equipe médica da SES (Secretaria Estadual de Saúde) conseguiu identificar quem precisava passar pela cirurgia de catarata. Para facilitar o acesso, toda esta ação ocorreu na aldeia Cachoeirinha. As cirurgias serão no hospital municipal de Miranda nos dias 21, 22 e 23 de outubro.
A superintendente de gestão estratégica da SES e responsável pelo “MS Saúde”, Maria Angélica Benetasso, explicou que o programa está em uma segunda fase, que visa facilitar o acesso dos pacientes aos procedimentos e cirurgias eletivas que estão represadas.

“Agora viemos em uma modalidade diferente, onde a execução destes procedimentos estão cada vez mais próximo da cidade do paciente, levar (procedimento) cada vez mais próximo do cidadão”.
Neste contexto foi identificada a necessidade do mutirão nas comunidades indígenas de Miranda, com foco nas cirurgias de catarata. “Para facilitar o acesso, decidimos fazer esta ação de triagem, exames e atendimentos dentro da aldeia (Cachoeirinha), onde fomos recebidos muito bem. Foi importante porque são pacientes que têm dificuldades na locomoção. As cirurgias serão no hospital municipal”.
O programa MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila já realizou 24.105 cirurgias, sendo 15.447 oftalmológicas, 1.447 ortopédicas, 447 vasculares, 441 de vias aéreas, 5.274 gerais e 1.049 cirurgias de aparelho geniturinário. Ele tem como objetivo a redução de filas de cirurgias eletivas, que estavam represadas desde a época da pandemia e por outras situações.

Últimas Notícias
- Amplavisão - 19:09 Odete Roitman, vítima do script. Simone vivíssima!, por Manoel Afonso
- Campo Grande - 18:32 Consórcio Guaicurus é denunciado ao MPT-MS por suposta 'greve fake'
- Saúde - 18:00 Mutirão ocular para estudantes da rede municipal será neste sábado
- Saúde - 17:51 Pesquisa do Butantan padroniza nomenclatura de vírus da dengue
- Campo Grande - 17:30 Prefeitura repassou R$ 2,3 mi ao Consórcio
- Inovação - 17:00 Projetos do IFMS unem tecnologia e sustentabilidade para ajudar a piscicultura
- Tempo - 16:50 Diante de alerta climático em MS, Energisa reforça cuidados com a eletricidade
- Dourados - 16:28 Vídeo: Piloto é preso por participação em tentativa de homicídio
- "Dia do Caçador" - 16:16 Traficante é preso após tentar atropelar policial em MS
- Meio Ambiente - 15:45 Base florestal em MS deve crescer 40% até 2028

