Geral
MPMS fiscaliza destinação de recursos do Fundo de Meio Ambiente em Coxim
Em Coxim, MPMS fiscaliza execução e destinação de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente
Segunda-feira, 07 Julho de 2025 - 07:00 | Redação

Reforçando sua atuação institucional na proteção do meio ambiente, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Coxim, instaurou um procedimento administrativo para fiscalizar a execução e a destinação das receitas do Fundo Municipal de Meio Ambiente de Coxim. A portaria foi divulgada no Diário Oficial da instituição nesta segunda-feira (30).
O procedimento foi instaurado com base na prerrogativa do MPMS de defender o meio ambiente, o patrimônio público e os interesses difusos e coletivos, bem como na legislação federal e estadual, que determina que os valores arrecadados por meio de condenações ou multas ambientais sejam destinados a fundos específicos, com a finalidade de promover a reparação dos bens lesionados.
A prioridade é que os recursos destinados sejam aplicados, preferencialmente, no próprio município onde a irregularidade ambiental foi cometida, com o objetivo de reparar o dano causado, conscientizar os responsáveis por meio da educação ambiental e promover políticas públicas relacionadas.
Além disso, a ação do MPMS, assinada pelo Promotor de Justiça Marcos André Sant'Ana Cardoso, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Coxim, visa assegurar que o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Coxim (Codema) esteja estruturado, ativo e em funcionamento adequado, desenvolvendo as ações necessárias para a correta destinação dos recursos do Fundo.
Para dar andamento ao acompanhamento, o MPMS oficiou à presidência do Codema, solicitando que, no prazo de 15 dias, informe a atual composição do conselho, as atividades em andamento e o plano de aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente em 2025.
Últimas Notícias
- Oportunidades - 13:00 Senai abre 1.450 vagas em cursos técnicos
- Proteção a mulher - 12:10 Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres
- Infância na fronteira - 11:50 Ministério Público monitora gastos com infância na fronteira
- Investigação - 11:30 MP apura esgoto em área de preservação em Dourados
- Aero Rancho - 11:10 Morte em tabacaria revolta moradores
- Saúde - 10:50 Povo das Águas atende moradores do Baixo Pantanal a partir de segunda
- Capital - 10:28 Subea realiza feira de adoção neste domingo (13)
- Proteção a criança - 10:10 Ministério Público segue ampliando o Programa Família Acolhedora
- MS e Ciência - 09:50 Mato Grosso do Sul conquista três novos Institutos de Ciência
- PMIF - 09:31 MS isenta taxas para uso controlado do fogo em ações contra incêndios florestais