Geral
Eleita nova representante dos juízes leigos e conciliadores da Capital
Processo ocorreu por meio de chapa única, que levou à eleição da conciliadora Alessandra Mendes Gomes
Sexta-feira, 11 Abril de 2025 - 11:39 | Redação

Os juízes leigos e conciliadores dos juizados especiais da capital elegeram seu representante e suplente para compor o Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais (CSJE) do Estado de Mato Grosso do Sul no biênio 2025/2026. O processo ocorreu na última semana por meio de chapa única, que levou à eleição da conciliadora Alessandra Mendes Gomes para representante e da juíza leiga Isabela Martins Gonçalves para suplente por aclamação, sem necessidade de votação por cédula.
Conselho de Supervisão – Presidido pelo desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa, o CSJE é um órgão consultivo e de planejamento superior que tem como função supervisionar administrativamente todos os atos e sistemas dos Juizados do Estado. Exercendo um papel fundamental para que não haja o afogamento da justiça comum, o Conselho tem por objetivo dar eficácia e efetividade cada vez mais à atuação dos juizados.
Além do representante dos Conciliadores e Juízes Leigos da capital, o Conselho é composto por seu presidente, desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa, e por seis juízes titulares dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais, sendo um juiz das Turmas Recursais de jurisdição mista, um representante do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, um representante do Ministério Público, um representante da Defensoria Pública e um representante da Polícia Judiciária.
Assim, atualmente estão no CSJE, como secretária, a juíza Simone Nakamatsu; como conselheiras, as juízas Patrícia Kelling Karloh e Eliane de Freitas Lima Vicente; como conselheiros, os juízes Francisco Vieira de Andrade Neto, Djailson de Souza e Flávio Saad Peron; representando a OAB, Pedro Henrique Barbosa dos Santos Carneiro com o suplente João Vítor Alves dos Santos Carneiro; representando o Ministério Público, José Luiz Rodrigues com o suplente Fernando Jorge Manvailer Esgaib; representando a Defensoria Pública, Eni Maria Sezerino Diniz com a suplente Jane Inês Dietrich; e representando a Polícia Judiciária, Tiago Macedo dos Santos com a suplente Silvia Elaine Girardi.
Saiba mais – Juízes Leigos são auxiliares da justiça recrutados por meio de processo seletivo simplificado, pelo período de quatro anos, prorrogáveis pelo mesmo período. São encarregados de dirigir o processo, apreciando os pedidos de produção de provas e determinando a realização de outras que entenda necessárias; presidir audiências de conciliação, instrução e julgamento buscando sempre a composição amigável do litígio; proferir decisão que reputar mais justa e equânime, a ser homologada pelo juiz togado.
Últimas Notícias
- Cultura - 15:12 Com origem europeia, festas juninas misturam devoção, comidas e danças
- Polícia - 15:00 Operação contra tráfico de drogas prende seis pessoas em Eldorado
- Adulterações - 14:40 Sindicatos alertam que fim de vistorias pode aumentar fraudes veiculares
- Diversão - 14:35 Trupe pernambucana traz a arte de Chico Science para Campo Grande
- Economia - 14:16 Alface e melão têm queda, mas frio encarece limão e hortaliças no Ceasa/MS
- Oportunidade - 13:52 MS seleciona preceptores para o Mais Saúde com Agente
- Oportunidades - 13:32 Senai oferece bolsa integral para graduação em MS
- Iluminação - 13:00 MS investe em iluminação pública sustentável com tecnologia solar
- Dourados - 12:53 Vídeo: Ladrão arromba porta de marmitaria e furta R$ 400 em dinheiro
- Economia - 12:30 Caixa libera abono salarial para nascidos em julho e agosto