Geral
Dourados será palco de ação voltada a migrantes e refugiados
Migra-Ação tem como objetivo principal a oferta de serviços essenciais aos migrantes internacionais residentes em Dourados
Quinta-feira, 12 Junho de 2025 - 14:39 | Redação

O Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas do Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com diversas instituições públicas e sociais, promoverá no dia 21 de junho, no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão), o Migra-Ação, evento voltado a migrantes que vivem em Dourados. A programação ocorrerá das 7h30 às 15h, com atividades concentradas das 9h às 15h.
A iniciativa tem como principal objetivo ofertar serviços essenciais aos migrantes internacionais residentes em Dourados, promovendo melhoria na qualidade de vida e inserção no mercado de trabalho. Serão oferecidas orientações e atendimentos nas áreas de documentação, regularização migratória, revalidação de diplomas, direitos sociais, acesso a benefícios, capacitação profissional, elaboração de currículos, bem como cadastro e atualização do CadÚnico.
Além dos atendimentos, o evento contará com apresentações culturais, incluindo música e dança de diferentes nacionalidades, promovendo a valorização da diversidade intercultural. Um dos destaques da programação será o Torneio da Amizade das Nações, realizado no campo de futebol suíço anexo ao Complexo, simbolizando a união e o espírito de cooperação entre os povos.
O evento reforça o compromisso do Estado e de seus parceiros em acolher, integrar e garantir os direitos das populações migrantes e refugiadas, respeitando a pluralidade cultural e fortalecendo o sentimento de pertencimento.
O Migra-Ação - Integração é uma realização do Comitê Estadual para Refugiados, Migrantes e Apátridas do MS (Cerma/MS), com o apoio da Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria Geral de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Fundação de Esportes de Dourados (Funed), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), além da participação da Polícia Federal – Departamento de Imigração, e da Coordenação Especial de Políticas para os Imigrantes da Prefeitura de Dourados e, ainda, a Associação Odinhasf, e a Dunamis Multicultural (Associação Multicultural Dunamis).
Para mais informações e esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato com o Cerma/MS pelo telefone (67) 3316-9893 ou e-mail [email protected] . Pontos focais em Dourados: Arthur – (67) 99943-5271 | Rosana – (67) 99856-0206
Últimas Notícias
- Poder Legislativo - 17:50 Sessão solene homenageia ações da Igreja Universal do Reino de Deus em MS
- Economia - 17:22 ONS defende volta do horário de verão para suprir demanda de energia
- Poder Judiciário - 17:00 Carreta da Justiça fecha semestre com 14 municípios e 4 mil atendimentos
- Solidariedade - 16:46 Projeto entrega cheque de R$ 10,9 mil para o Asilo São João Bosco
- Agropecuária - 16:30 Especialista em exportação de gado vivo ministra palestra na Capital
- Literatura - 16:10 Lançamento póstumo homenageia escritor Jacir Brunetto com obra inédita
- Camapuã - 15:50 Bebê morre após ser abusada pelo pai
- Transporte coletivo - 15:30 CPI do Transporte expõe entraves em obras e frota sucateada na Capital
- 'Anjos do Conesul III' - 15:00 Operação apreende material de abuso sexual infantil
- CPI do Consórcio Guaicurus - 14:50 CPI encerra fase de depoimentos