Clima
Dourados pode ter Janeiro mais chuvoso da história
Volume de chuva acumulado neste mês já supera 200 milímetros

Dourados está em zona de alerta para chuvas intensas emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com início no final da tarde de sábado (23) e fim previsto para 10h de segunda-feira (25). Caso as previsões climáticas se confirmem, o município pode ter o janeiro mais chuvoso da história.
Conforme as estatísticas apuradas pela Embrapa Agropecuária Oeste ao longo de quatro décadas através da estação agrometeorológica em atividade desde 1979, janeiro é historicamente chuvoso e tem índice médio de precipitação pluviométrica de 163.2 milímetros em terras douradenses.
Mas esse volume de água já foi superado em 24 dias neste mês. Os 226.4 milímetros registrados até agora já superam os totais de janeiro de 2019 (166.7 milímetros) e de 2020 (2020 milímetros).
Embora ainda seja inferior aos de 2014 (248.8 milímetros), de 1989 (255.1 milímetros), de 1981 (257.7 milímetros), de 2011 (290.4 milímetros) e de 1997 (299.7 milímetros), as previsões meteorológicas indicam possibilidade de mais chuva, volume que pode levar à superação dos 302.3 milímetros de janeiro de 2018.
De acordo com o aviso do Inmet, o alerta de chuvas intensas para Dourados tem como riscos potenciais precipitação pluviométrica entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros diários, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora.
Já o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) indica variação de nuvens e pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a qualquer hora do dia de hoje.
Para o decorrer da semana, prevê pancadas de chuva segunda-feira (25) e terça-feira (26), bem como chuvas isoladas nos demais dias, até sábado (30).
Com informações do portal de notícias, Dourados News.
Veja Também
Chuva e frio continuam em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira
Em Campo Grande, os termômetros podem variar entre 14º e 19ºC
Câmara pode votar na terça-feira MP que permite renegociação de dívidas do Fies
Mais sete MPs estão na pauta do Plenário, entre elas a que aumentou o salário mínimo em janeiro
Mulheres são campeãs do Festival de Pesca de Águas do Miranda
O torneio foi promovido pela prefeitura de Bonito, com o apoio do Governo do Estado
7ª edição da campanha ‘Aqueça uma vida’ arrecada doações até o dia 24 de maio
Apesar de ser uma campanha dos servidores públicos do Estado toda sociedade pode participar
Inmet prevê frio em todo o país a partir de domingo
O frio começa no Sul e se espalha rapidamente para a Região Norte
Homem é encontrado morto no Caiobá
Corpo da vítima foi encontrado em meio as chamas com marcas de tiros