• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Dicas para lojas de e-commerce se destacarem no mundo visual

Domingo, 06 Outubro de 2019 - 16:50 | Redação


Hoje em dia, a componente visual é uma das mais importantes em todas as áreas da vida. Vivemos completamente cercados por estímulos visuais: os cartazes da rua, as imagens das revistas, as paredes dos prédios: tudo surge como espaço para estimular visualmente as pessoas.

De tão rodeados de imagens, vivemos hoje uma “quase obrigatoriedade” no que diz respeito à criação de estruturas baseadas nas imagens e, por isso mesmo, para que se consiga chamar a atenção e obter a visibilidade pretendida, toda a parte visual ocupa um papel fulcral no século XXI.

Embora a tendência para o enfoque na imagem tenha começado ainda na era analógica e, aos poucos, permeado os meandros da televisão, a verdade é que o mundo digital deixou que a tendência se perpetuasse e se expandisse.

Hoje em dia, a imagem é mais importante do que nunca. Além de todos nós adotarmos posturas profundamente críticas sobre a imagem, comentando cores, beleza e forma dos mais diversos elementos; as redes sociais vieram quase objetificar a vida, reduzindo cada um de nós a um conjunto de fotografias online.

O mundo da imagem libertou-se, aos poucos, do profissionalismo; à medida que os próprios fotógrafos e designers amadores passavam a interessar-se sobre aspetos como a estrutura, a luz e a composição.

Este interesse é especialmente importante para os mais empreendedores, já que deixa uma indicação clara sobre o papel que a imagem pode ter, também, para uma empresa online.

Fundamentalmente, os criadores de lojas online precisam de considerar as formas como toda a sua estrutura visual chega ao público e sobre qual o impacto que este contacto poderá ter.

Hoje, veremos alguns pontos nos quais a empresa online deverá focar-se, caso queira tornar-se visualmente mais interessante para o consumidor do século XXI.

Logotipo enquanto imagem que define marca - Um negócio online nunca é 100% seguro. Este tipo de investimento acontece, hoje, num mundo sobrecarregado de informação e no qual as lógicas de concorrência são absolutamente caóticas. Assim, o investimento nas lojas online deve sempre fazer-se mantendo em mente que é fundamental criar pontos distintivos, que ajudem a elevar o padrão da marca e permitam que esta se distinga das demais.

O design digital será importante e a parte visual conta muito. Neste processo, ao gerar imagem de marca é preciso que se pondere todos os aspetos que se ancoram neste tipo de lógica, incluindo o primeiro entre eles: o logótipo.

O logótipo é uma preocupação que qualquer empreendedor deve ter assim que tenha estruturados os princípios da marca, definido o seu âmbito de atividade e escolhido o nome. Este logo será o elemento visual mais importante da empresa, já que serve para defini-la, destacá-la e, acima de tudo, para a identificar.

Um logotipo bem feito deverá ser muito fácil de identificar e criar um ponto de relação imediata com a marca que o cria, para que o consumidor possa colocar nela a sua confiança.

Este é um ponto tão importante que muitas empresas contratam equipas de criativos ou designers digitais para levar a cabo a tarefa. Ainda assim, hoje em dia, é também possível conseguir um bom logótipo recorrendo a geradores online.

Os produtos colocados na loja online - O logótipo não é o único elemento visual que irá exigir a atenção dos criadores das lojas online. Embora o seu papel seja fulcral, é também importante compreender que as marcas do momento precisam de uma presença relevante no meio online e que devem, por isso, estar presentes no site mas também nas redes sociais.

De todos os meios, as redes sociais são, provavelmente, aquele onde a imagem mais impera e, por isso mesmo, os produtos comercializados devem contar com imagens ilustrativas irrepreensíveis em todos os meios, sendo esta uma espécie de montra para a loja digital.

Se quiser ainda pintar estes espaços com outro tipo de imagem, pode fazê-lo com recurso a alguns bancos de imagens, onde encontra opções de qualidade e gratuitas.

Tenha cuidado, sempre que usar uma foto que não tenha sido criada por si, para garantir que a questão dos direitos de autor se encontra resolvida. Afinal, o uso indevido de imagens com copywright é crime e pode ser prejudicial para a imagem da sua empresa.

Desenho do site, interatividade e navegação - A parte visual também é importante para a relação que os clientes estabelecem com o site. Este deverá ser bastante simples, intuitivo e permitir uma navegação sem dificuldades.

Vale a pena salientar que os sites mais apelativos e mais simples são os que mais motivam a compra, justamente porque o cliente perde mais tempo a explorá-los.

É ainda importante que tenha atenção a alguns aspetos práticos, como a legibilidade e o contraste das letras, já que o cliente poderá desistir do site caso não consiga compreendê-lo com facilidade.

SIGA-NOS NO Google News