Geral
Deputados sugerem liberação de caça ao jacaré
Quarta-feira, 20 Fevereiro de 2019 - 15:39 | Redação
Em sessão realizada na mahã desta quarta-feira (20) deputados debateram novamente o anúncio do Governo do Estado quanto a um decreto que define a cota zero para a pesca amadora em Mato Grosso do Sul. Durante o debate foi sugerida a possibilidade da abertura à caça do jacaré no Pantanal.
De acordo com o deputado Neno Razuk (PTB) o superpovoamento da espécie na fauna do Estado já foi apontado por especialistas, este crescimento desgovernado da população de jacarés estaria inclusive prejudicando o meio ambiente, "muitas espécies estão em risco devido a quantidade de jacarés, que quando adulto não possui predador natural. Conversando com estudiosos da área vemos que é possível o manejo sustentável sem prejudicar o turismo e a espécie" disse o parlamentar.
Neno ainda afirmou que a caça desses animais pode gerar até R$ 1 bilhão por ano a mais na economia de Mato Grosso do Sul e a criação de mais dez grandes indústrias de beneficiamento da carne do animal. Caça ao jacaré também seria liberada a ribeirinhos que poderiam encontrar nesta a possibilidade de aumentarem a renda.
Líder do Governo da Casa de Leis, o deputado Barbosinha (DEM) pronunciou que ainda há tempo para conversar. Segundo ele o governador ainda está trabalhando em cima do decreto com muito embasamento em estudos e diálogo com todos os setores. Atualmente a caça de qualquer animal silvestre é proibida pela Lei Federal 9.605/1998, com pena de seis meses a um ano de detenção, mais multa e agravantes caso seja em locais como reservas ambientais.
Uma audiência pública será aberta para conversar com todos os setores envolvidos na implementação da cota zero e para estudar a abertura da caça ao jacaré.
Últimas Notícias
- Santa Rita do Pardo - 19:00 Condutor foge e veículo é abandonado com drogas
- Arte - 18:51 Espetáculo Devaneios tem músicas e arte autoral neste sábado
- Dourados - 18:32 Autor de furto é capturado após divulgação de crime na internet
- Saúde - 18:00 Pesquisa mapeia autismo no Brasil
- Interior - 17:54 Dupla presa com mais de 300 quilos de maconha
- Apostas - 17:50 Mega-Sena não tem acertador; prêmio vai a R$ 25 milhões
- Meio Ambiente - 17:35 Especialista internacional em conservação faz palestra gratuita em MS
- Diversidade - 17:12 Afronta Produções destaca cultura preta e ballroom com o projeto Convida
- Abuso Sexual Infantil - 17:00 Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável é preso em Paranaíba
- Condutor sumiu - 16:48 Carreta e motorista desaparecem e ligação acende suspeita de roubo em SP