• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Cruz Vermelha do MS forma Rede de Apoio Psicossocial

Sábado, 26 Outubro de 2019 - 09:05 | Redação


Você sabe quais os profissionais envolvidos e os procedimentos adequados para comunicar, acolher e dar suporte às comunidades afetadas por tragédias tanto de ordem natural como antrópicas, como o caso de um desmoronamento de barragem, um acidente de avião, ou ainda um tiroteio com mortos e feridos em uma escola da sua região?

Estas são algumas das perguntas que o curso de formação da Rede de Apoio Psicossocial, para atuação em Emergências e Desastres, promovido pela Cruz Vermelha Brasileira - Filial Mato Grosso do Sul, vem trazer aos participantes do evento agora nos dias 25, 26 e 27 de outubro, em Campo Grande.

Recentemente diversos eventos catastróficos ocorreram em um curto intervalo de tempo, deixando pessoas do mundo todo sem condições de terem uma vida sustentável, ficando extremamente vulneráveis. Na maioria das vezes a comunidade, sem o devido amparo de responsáveis e sem profissionais treinados para atuarem nestes eventos, o que impossibilita uma maior eficácia na resposta e reconstrução dessas comunidades, acabam tendo grandes dificuldades na retomada a sua normalidade de funcionamento.


O presidente regional da Cruz Vermelha Brasileira, Tácito Nogueira, destaca a importância desta capacitação para os voluntários e para a própria instituição. "A Cruz Vermelha é mundialmente conhecida pela sua atuação em situações de desastres e emergências, portanto essa capacitação vem para somar a nossa atuação enquanto instituição, aproximando os voluntários de metodologias, dinâmicas e planos de ação necessários para prestar o suporte psicossocial de forma ágil, adequada e eficaz". Além das aulas os participantes ainda passam por uma simulação de tragédia, que acontece no domingo a tarde, último dia de evento, e contará com apoio da equipe da CCR Via MS.


O curso terá como ministrantes os psicólogos Marly Perrelli, Marcelo Perpétuo e Melissa Couto, responsáveis pela atuação em casos de desastres mundialmente conhecidos, como o das barragens de Brumadinho e Mariana, o acidente do Chapecoense, o incêndio da Boate Kiss em Santa Maria, e em países como Haiti e Moçambique.

SIGA-NOS NO Google News