Geral
Crédito do Trabalhador recebe 29,3 milhões de simulações de empréstimo em dois dias
Em vigor na sexta-feira (21), medida libera crédito consignado para 47 milhões de pessoas que têm carteira assinada
Terça-feira, 25 Março de 2025 - 18:15 | Do Portal R7

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que, de 6h da manhã de sexta-feira (21) até as 18h deste sábado (22), foram registradas 29.301.348 simulações de empréstimo no aplicativo da CTPS (Carteira de Trabalho Digital) com 2.962.330 propostas solicitadas por trabalhadores e 6.683 contratos realizados. Os dados foram repassados pela Dataprev.
De acordo com o ministério, o volume de acesso à CTPS Digital está 12 vezes acima da referência semanal, considerando os últimos 3 meses.
Em nota, o MTE afirma que o ministro Luiz Marinho tem alertado aos trabalhadores que não tenham “pressa” em contratar o consignado, que esperem as 24 horas para que todas as instituições financeiras habilitadas mandem as suas propostas, garantido, assim, taxas mais baixas de juros. “O trabalhador precisa ter cautela, calma para analisar a melhor proposta”, argumenta Marinho. A prestação mensal do empréstimo não poderá ultrapassar 35% do salário do trabalhador.
O Crédito do Trabalhador entrou em vigor na sexta-feira (21), criado pela MP nº 1.292, que libera o crédito consignado para 47 milhões de trabalhadores com carteira assinada, incluindo os domésticos, os rurais e os empregados do MEI.
A modalidade de crédito está disponível para todos os trabalhadores de carteira assinada somente na Carteira de Trabalho Digital. Já a partir de 25 de abril todos os bancos poderão ofertar o crédito através das suas plataformas digitais.
Para acessar o crédito, através da Carteira Digital do Trabalho, na aba Crédito do Trabalhador, o interessado autoriza o acesso a dados como nome, CPF, valor do salário e tempo de empresa, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
A partir daí, ele recebe ofertas em até 24h, analisa a melhor opção e faz a contratação no canal da instituição financeira, que analisa a margem do salário disponível para consignação.
Pela linha de crédito, o empregado pode usar até 10% do saldo no FGTS para garantias ou ainda 100% da multa rescisória em caso de demissão.
Caso desista do empréstimo, o trabalhador tem 7 dias corridos, a contar do recebimento do crédito, para devolver todo o dinheiro repassado pelas instituições financeiras.
(Com informações do Portal R7)
Últimas Notícias
- Oportunidades - 19:00 Feira de Profissões traz olhar sobre mercado de trabalho a jovens de MS
- Modernização - 18:39 Novo portal da entrada de Corumbá será construído após acidente
- Campo Grande - 18:00 Motorista morre atropelado pelo próprio caminhão no Bairro Pioneiros
- Maus-tratos - 17:48 Bebê de 1 ano comeu doce com maconha
- Justiça - 17:32 Padrasto é preso por abuso sexual de enteada em MS
- Oportunidades - 17:00 Empresa oferece bolsa de R$ 1,8 mil em curso
- Oportunidades - 16:50 Capacitação orienta organizadores sobre normas e boas práticas
- Justiça - 16:32 Agressões em juízo em MS são três vezes maiores que a média no País
- Transparência - 16:00 Vereador entrega denúncia sobre concessão do transporte à Promotoria
- TEA - 15:55 Justiça obriga plano de saúde a custear equoterapia para pessoas com autismo