• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Contra gravidez precoce, ação da Cassems mira família

Quinta-feira, 13 Fevereiro de 2020 - 18:26 | Redação


A Cassems, entidade responsável pelo atendimento médico de servidores públicos estaduais e dependentes, lançou a campanha de prevenção “Gravidez não é brincadeira” contra a gestação na adolescência. A ação foi detalhada em entrevista à imprensa nesta quinta-feira, 13 de Fevereiro, em Campo Grande.

A campanha terá como base a orientação da família de adolescentes com foco na informação, levando a quebra de tabus quando se fala em sexualidade. O objetivo é transformar a vida de adolescentes, proporcionando conscientização e autonomia aos jovens.

A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, médica ginecologista e obstetra, Maria Auxiliadora Budib, ressalta que não existe classe para gestação na adolescência. Uma série de fatores acarretam esta condição precoce. “Buscar saber em que ambientes estes adolescentes estão inseridos, identificar dilemas e problemas pelos quais eles enfrentam é um bom começo para uma abordagem eficiente”, complementa a ginecologista.

Paternidade adolescente também foi abordada, tema este tido como um muro de silêncio. O programa disponibilizará a seus associados um médico urologista que orientará sobre sexualidade e sexo seguro, desmistificando também as questões que envolvam os adolescentes do sexo masculino.

O presidente da Cassems Ricardo Ayache, salienta que o conhecimento e a informação são as principais ferramentas para se abordar este tema.

A Cassems disponibilizará a partir de maio o programa assistencial de atenção integral a saúde do adolescente, o “Pode Crê”, onde os beneficiários poderão ter acesso rápido a médico ginecologista, pediatra, urologista, nutricionista, psicólogo e até profissionais de educação física.

Rodas de conversa estão sendo utilizadas como forma de aproximação aos jovens o “Papo Reto”, onde tendo acesso a profissionais da saúde, como médicos e psicólogos, os beneficiários podem conversar sobre vivências do período, como sexualidade, saúde mental e física.  

A campanha é uma parceria da Cassems com a Sociedade Sul-Mato-Grossense de Ginecologia e Obstetrícia (Sogomat-SUL) e Associação Brasileira de Obstetrícia e Ginecologia da Infância e Adolescência (Sogia-BR).

SIGA-NOS NO Google News