Geral
Concessionária Águas Guariroba tem laboratório que analisa solo
Avaliação visa garantir qualidade de serviços em ruas da Capital
Domingo, 04 Fevereiro de 2024 - 15:10 | Redação

Na estação de tratamento da Águas Guariroba, a água não é a única protagonista. Ali também existe um espaço totalmente dedicado ao estudo de outro elemento importantíssimo para a execução plena e eficiente dos serviços da concessionária responsável pelo abastecimento de água e serviços de esgoto em Campo Grande: o solo.
Criado em 2018, o Laboratório de Solos & Asfalto da Águas Guariroba tem um papel fundamental na de recomposição de valas com solos e em serviços de repavimentação asfáltica, nas obras de saneamento.
“Todos os insumos empregados nesses serviços são devidamente testados em nosso laboratório de acordo com normas técnicas vigentes e, também, em serviços aleatórios em campo, como contraprova. Desta maneira, garantimos que os insumos empregados nos serviços de recomposição de valas possuam o desempenho necessário para entrega de serviços com qualidade e que atendam aos parâmetros normativos exigidos”, explica a coordenadora do laboratório, engenheira civil Maira Paulina Tiguman.

Em suma, o laboratório garante que as valas abertas em solo pela concessionária, para realização de manutenção ou obras, sejam tapadas com qualidade, evitando afundamentos ou rachaduras. Em média, são realizados 210 testes de determinação de grau de compactação em solos e em asfalto e outros 30 ensaios referentes aos insumos aplicados nas obras da concessionária por mês.
“O grau de compactação em ensaios de solos e asfalto é de suma importância para avaliar as probabilidades de ocorrer afundamentos em valas. O grau de compactação mínimo em solos, de acordo com norma do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), é de 100%. Se nosso ensaio em campo, de avaliação da qualidade de execução de um serviço, resultar em grau de compactação abaixo de 100%, esse serviço é recusado e tratado como retrabalho, pois a chance de essa vala recalcar/afundar, é grande”, explica.
A equipe composta por nove profissionais ainda realiza a fiscalização e o acompanhamento de obras, para que o serviço executado esteja dentro dos padrões de qualidade. “Os colaboradores que trabalham com solos e com asfalto na Águas Guariroba recebem capacitações a cada 6 meses, como reciclagem. Essas capacitações têm como principal objetivo ensinar as equipes de campo (próprias e terceirizadas) a trabalharem corretamente com os equipamentos e com os insumos ensaiados em laboratório, de modo que entreguem um serviço de excelência em vias urbanas”, pontua a coordenadora.

Além dos treinamentos para equipes da concessionária, o laboratório também oferece capacitação para órgãos públicos e empresas. “Já realizamos treinamento prático para equipes operacionais e área técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep CG), além da concessionária de gás em Campo Grande e equipes de diversas unidades do grupo Aegea, como Sinop/MT, Sorriso/MT, Ariquemes/RO, Rolim de Moura/RO, Manaus/AM”, conclui a coordenadora.
O Laboratório de Solos & Asfalto da Águas Guariroba está localizado na Estação de Tratamento de Água Guariroba, na BR-262, saída para Três Lagoas.
Últimas Notícias
- Trânsito - 19:00 Condutor fura pare e mata piloto de moto em Dourados
- Preso preventivamente - 18:30 Aliciador de menores é preso pelo estupro de adolescente na capital
- Refugiados - 18:09 MP acompanha ações de atendimento a imigrantes e refugiados em Dourados
- Dourados - 17:51 Estuprador é preso por abusar e fornecer bebidas para menores
- Nacional - 17:30 Ministra do STF rebate advogado de Ramagem e defende urnas eletrônicas
- Saúde - 17:00 Hospital terá 223 novos leitos
- Brasilândia - 16:53 Estuprador é preso por abusar de adolescente com deficiência
- Ação inovadora - 16:16 Núcleo de Acolhimento do TJMS será apresentado em evento internacional
- Homicídio - 16:07 Vizinho esfaqueia e mata ex-colega de cela em Dourados
- Corumbá - 15:53 Tutores de pitbull que atacou idoso são acusados de omissão de cautela