• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Curta-metragem

Comunidade indígena de Três Lagoas é retratada em curta

Nossa Nascente surgiu de uma pesquisa sobre os primeiros povos da Região do Bolsão Sul-Mato-Grossense

(Foto: Divulgação)

O curta-metragem "Nossa Nascente",será exibido na próxima segunda-feira (19), pelo canal Youtube, a partir das 19h.

O projeto tem apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) de Três Lagoas, por meio da Diretoria Municipal de Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020.

Com duração de 11 minutos, o curta faz parte da finalização da primeira etapa do projeto: Histórias que Nossa Nascente Traz – (Mapeamento e Pesquisa Histórica, Geográfica e Social e Pesquisa Cênica para construção de um Processo Artístico de Contação de Histórias).


De acordo com a diretora, Déia Fernandes, "Nossa Nascente" surgiu de uma pesquisa sobre os primeiros povos da Região do Bolsão Sul-Mato-Grossense, Tribo Indígena Ofayé Xavante em 2016, que se solidificou em 2020 com uma vivência xamânica dos integrantes do coletivo gerando o sonho de resgatar a real nascente de Três Lagoas.

O projeto é formado efetivamente por três integrantes: Déia Fernandes, Jajá Ribeiro e Hiram Dharma, com colaboração de Roberto Ferreira e Felipe Nascimento na parte técnica.


Segundo Deia Fernandes, o curta traz a reflexão vinda do próprio povo Ofaié sobre o que eles construíram e o que foi destruído.  Além do resgate cultural, histórico e folclórico, o projeto aborda o resgate de preservação ambiental e o equilíbrio do ser humano com a natureza a partir dos ancestrais e verdadeiros donos dessa terra na qual cuidavam, amavam e prosperavam.


Veja Também