• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Começou hoje a vacinação contra a gripe

Quarta-feira, 10 Abril de 2019 - 10:45 | Redação


Começou nesta quinta-feira a campanha de vacinação contra a influenza 2019, em Campo Grande a meta é imunizar 90% do público alvo totalizando 219 mil até dia 31 de maio. As 68 Unidades Básicas de Saúde (UBS), e saúde da Família (UBSF) irão atender todos que foram se vacinar nos horários de atendimentos normais.

As primeiras doses disponíveis são para crianças 0 a seis meses menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. A ampliação para os demais grupos acontece no dia 22 de abril.

No próximo dia 4 de maio será o dia D, será a data de mobilização Todas as unidades básicas e de saúde da família estarão mobilizadas para vacinar as pessoas pertencentes ao público-alvo exclusivamente contra a gripe.

Os responsáveis devem ficar atentos as documentações necessárias devem apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS) e/ou número prontuário da rede de saúde de Campo Grande (Hygia), documento pessoal de identificação e a caderneta de vacinação (caso tenha).

Além dos documentos exigidos para todos os doentes crônicos, devem apresentar laudo médico ou atestado da doença, podendo ser aceita cópia do receituário médico recente, as gestantes e puérperas: cartão da gestante, laudo médico ou exames com identificação; profissionais de saúde: a carteira de conselho ou holerite; os indígenas: cadastro na SESAI.

O controle mais rigoroso para imunizar as pessoas do grupo de risco é para atender as recomendações do Ministério da Saúde, que não deve disponibilizar doses extras.

Fiquem atentos pois a gripe é uma doença respiratória causada pela influenza  que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

SIGA-NOS NO Google News