• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Vamos ajudar!

Com tumor na cabeça, Helena precisa de ajuda para tratamento

Família da criança de apenas dois anos faz campanha para tratamento em São Paulo

Família pede ajuda para tratamento de Helena (Foto:Divulgação/Arquivo Pessoal)

Na manhã do dia 8 de julho, a pequena Helena de 2 anos estava brincando quando reclamou de dor de cabeça e ficou bastante sonolenta. A mãe rapidamente levou a criança até a UPA do Coronel Antonino. Com suspeita de meningite pelos sintomas apresentados, Helena foi encaminhada para o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian.

Em seguida a menina foi levada para o setor oncológico do Hospital Regional onde Mayla Barbosa, mãe da criança, recebeu a informação de que deveria ser feita uma punção lombar que é a coleta do líquido cefalorraquidiano na medula espinhal. Porém, havia necessidade de fazer uma tomografia antes do processo e foi constatado que havia um tumor no sistema nervoso central e hidrocefalia obstrutiva, acúmulo de líquido nas cavidades internas do cérebro.

Helena foi encaminhada para a Santa Casa, onde foi feita uma cirurgia para correção da hidrocefalia no mesmo dia. A segunda cirurgia feita dois dias depois para a remoção do tumor e teve duração de 13 horas. Havia o risco de lesão neurológica, infecção hospitalar e até mesmo a óbito. Não foi removido totalmente o tumor, por excesso de sangramento e pelo risco de lesão.

Família pede ajuda para tratamento de Helena (Foto:Divulgação/Arquivo Pessoal)

Na última quinta-feira (20), Mayla retornou ao hospital e onde foi informada que pelo tumor ser muito agressivo, sua filha deve passar por uma quimioterapia mais acentuada e, provavelmente, uma nova cirurgia para remoção do restante do tumor .

No entanto tudo deve ser feito em hospital de São Paulo. Sem recursos, a família deu início então a uma campanha para conseguir o dinheiro para todo o procedimento. Uma vaquinha online foi criada para arrecadar o recurso necessário para o tratamento de Helena em São Paulo.

"O intuito da vaquinha foi justamente para arrecadar dinheiro para nós conseguirmos nos manter em São Paulo, porque no mínimo serão de 3 a 4 meses de tratamento, por isso, peço ajuda," ressalta Mayla. A meta é arrecadar pelo menos R$ 30 mil para garantir o tratamento da pequena Helena.

Quem quiser colaborar, o link da vaquinha é: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/tratamento-da-helena