• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto
  • MS Record
  • Rede Record
Atividade Física

Com estrutura sofisticada, Sesc da Capital vai presentear aluno assíduo na academia

Presença dos alunos é registrada por meio de reconhecimento facial logo na entrada

Leitura facial será usada para medir a assiduidade dos alunos (Foto: Marco Miatelo)

O Sesc Camillo Boni, em Campo Grande (MS), mantém uma sofisticada estrutura para a prática de exercícios físicos e vai presentear os alunos mais assíduos (um homem e uma mulher) com um moderno relógio frequencímetro que, entre outras funcionalidades, oferece monitoramento cardíaco.

O nome do projeto é "Sua frequência pode te dar um presentão". Para medir a assiduidade dos alunos, o Sesc lançou mão da tecnologia. A presença é registrada por meio de reconhecimento facial já na catraca da entrada da academia.

“Registrar a frequência é de total responsabilidade do aluno que precisa se mostrar ao sistema”, explica o gerente da unidade, Arthur Cavalheiro. O procedimento é muito simples, basta se posicionar em frente ao computador que faz a leitura facial e consequentemente o registro da frequência.

O relógio da marca New Balance, será entregue ao aluno que mais frequentar a academia entre os dias 03 de Novembro e 12 de Dezembro, lembrando que a unidade fica aberta de segunda a sábado.  O registro da frequência deve ser feito pelo aluno e, caso haja empate, haverá sorteio entre os que atingirem número igual de frequência.

Atualmente, o Sesc tem 600 alunos matriculados, mas a capacidade dos ambientes é para 2,289 pessoas. As academias adotaram todas as normas de biossegurança preconizadas pelos órgãos de saúde, como a disponibilização de álcool 70% para assepsia, e medidas de distanciamento social.

No endereço funcionam duas academias. Uma delas está ginásio poliesportivo, que ficou em desuso após a suspensão das atividades coletivas. O espaço é arejado e coberto. Os equipamentos estão distribuídos com distanciamento.

Os alunos da academia do Sesc podem agendar a participação nas aulas com aplicativo exclusivo do Sesc.

Judô adaptado - No mesmo ginásio, estão sendo realizadas as aulas de Judô adaptado. O Sesc desenvolveu uma espécie de boneco com estrutura de ferro vestida com um quimono. Ele é usado pelos alunos durante as atividades, fazendo as vezes do adversário. Assim, os alunos treinam sem contato físico entre eles.

“Com o boneco, os alunos treinam golpes, imobilização, estrangulamento e chave de braço, entre outros. A gente teve que se adaptar para as atividades continuarem e vem dando certo”, comenta a professora de Judô Emory Alves Spantoni. Atualmente, 100 alunos estão matriculados nas aulas de Judô adaptado.

Além do treino na academia e judô, o Sesc Camilo Boni oferece ainda ginástica rítmica, pilates, ginástica mix, alongamento, bike indoor e outros. Veja mais aqui.

Serviço - O Sesc Camillo Boni está localizado na Avenida Afonso Pena, 3469, Campo Grande (MS). Mais informações pelo telefone 3311-4300. Saiba mais sobre as academias do Sesc e suas modalidades no site sesc.ms.

(Foto: Marco Miatelo)