Geral
Centro Comunitário do Pedrossian oferece mais de 20 atividades gratuitas à região
Neste ano, a AMAPE celebra 40 anos de existência e diretoria almeja ampliação da sede
Quinta-feira, 26 Janeiro de 2023 - 08:30 | Ana Palma

Fundado em 1983, o parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian completa 40 anos no mês de fevereiro. Aliada ao desenvolvimento da região, também foi criada na época a Associação de Moradores que, com muita dedicação da diretoria voluntária, permanece fortemente ofertando muitos benefícios a população local. São mais de 20 atividades - entre lazer, esporte e atendimento – destinados aos moradores do bairro.
Jânio Batista, é presidente da AMAPE (Associação de Moradores do Parque Residencial Maria Aparecida Pedrossian), desde 2007. Sua trajetória com o centro comunitário iniciou aos 22 anos, quando integrou a primeira diretoria sendo o responsável pelos assuntos educacionais. Hoje, aos 63 anos, luta para manter toda a estrutura do local em funcionamento e com expectativa de expansão.
“Quando eu assumi, em 2007, esse lugar não tinha nenhuma cadeira. Hoje já estamos precisando ampliar a sede porque são muitas atividades e muita procura. Isso é fruto de um trabalho feito com amor, dedicação e força de vontade, porque nós da diretoria somos voluntários, o que fazemos é pensando sempre no melhor à população”, pontuou Jânio.

O presidente relembra que a primeira atividade implementada no Centro Comunitário foi a aula de judô, com a parceria do sensei João Shimabukuro, por meio da Associação Mifune de Judô em Campo Grande. “Eram mais de 140 crianças, divididas em turmas. Se fizermos um balanço geral, posso dizer que mais de dois mil jovens já passaram pelos tatames de judô da Associação”, contou.
Sempre na ativa, o Sr. Jânio Batista recorreu ao poder público e privado em busca de parcerias para cada vez mais levar atividades e serviços à Associação. Hoje são mais de nove empresas que auxiliam a manter o centro em funcionamento, que por sinal, abre de domingo a domingo.
Atividades
Todas as atividades e serviços ofertados são gratuitos. A população do bairro Maria Aparecida Pedrossian conta com aulas de ritmos, treinamento funcional, judô, vôlei de praia, jiu jitsu, muay-thai, pilates, futebol, capoeira, balé, artesanato para terceira idade e muito mais.
Há também serviços de fisioterapia, psicologia clínica, fonoaudiologia, exame de visão e advogado para orientações. Na área de cursos, a AMAPE oferece formação técnica inicial e intermediária em informática, gestão empresarial, finanças, criação de games, web designer, fotos digitais, designer gráfico, TI, profissional de farmácia, profissional de clínica odontológica e vários outros.
A AMAPE conta com uma biblioteca de livre acesso, onde a pessoa pode levar livros para casa, desde que devolva depois, e também possui uma sala brinquedoteca. Além disso, realizam coleta de óleo usado, que é revertido em materiais de limpeza para o espaço, e coleta de reciclagem para contribuir com o trabalho dos catadores da região.

Durante quatro dias da semana - segunda, quarta, sexta e sábado, sempre ás 19 horas, há reuniões do grupo Narcóticos Anônimos que auxilia pessoas com vícios em drogas, cigarros e bebidas alcoólicas.
“Temos esses e tantos outros projetos, ações e atividades na AMAPE que o espaço já está ficando pequeno. Tenho orgulho em dizer que somos um centro comunitário 100% ativo e que a comunidade faz uso de tudo o que ofertamos. É uma satisfação ver esse lugar sempre movimentado e estou confiante que neste ano, com o apoio das parcerias e do governo, vamos conseguir ampliar a sede para comportar mais atividades”, relatou o presidente Jânio.
De aluno a professor
Denis Pereira é professor voluntário no centro comunitário Maria Pedrossian. Sua história no bairro começou há 15 anos atrás quando ele se mudou para a região e frequentava o espaço onde fazia aula de luta. Hoje, aos 30 anos, ele retorna a frequentar a Associação, mas agora como professor de Pilates.

Formado em fisioterapia, Denis é um exemplo de pessoa que valoriza o bem ao próximo e acredita no poder da empatia. “Me formei em 2014 e me especializei em Pilates, uma atividade que o custo é relativamente alto para se praticar. Pensando nisso e também no fato de querer devolver para minha comunidade o que eu aprendi, pedi autorização da diretoria para implementar a atividade, o que foi aprovado. Iniciamos em 2016 e seguimos com o Pilates até hoje, auxiliando muitas pessoas que vem, principalmente, por indicações médicas”, explicou o profissional.
Atualmente, Denis é voluntário, mas com a parceria da Funesp (Fundação Municipal de Esportes) há mais profissionais da área de educação física e fisioterapia que auxiliam no atendimento à população. Hoje a atividade de Pilates conta com 56 participantes e há 106 pessoas na fila de espera.
“A nossa região é uma das que mais tem se desenvolvido, cada vez mais as atividades que são ofertadas têm uma procura enorme. Realmente precisamos de uma ampliação para atender a comunidade da melhor forma possível e assim zerar as filas de espera, dando também mais oportunidades aos profissionais”, opinou Denis.
Como participar
Para participar de qualquer atividade ou utilizar dos serviços prestados, basta o morador comparecer na sede da Associação, localizada na Av. Orlando Darós, nº 279, e realizar o cadastro na opção do seu interesse, podendo haver fila de espera.
Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo WhatsApp (67) 99256-9423. Para saber todos os cursos oferecidos pela AMAPE o telefone para contato é (67) 98105-8410.
Últimas Notícias
- Nacional - 18:12 Projeto prevê preservação de documentos quando digitalização não for fiel
- Nacional - 17:32 Punição rigorosa para autoridade que dirigir ou cometer crime alcoolizada
- Comemoração - 17:17 Abertas inscrições para desfile cívico dos 110 anos de Três Lagoas
- Proteção ao pantanal - 16:50 MPMS investiga incêndios florestais no Pantanal sem autorização ambiental
- Congresso - 16:38 Projeto de lei dificulta a venda, pela internet, de itens roubados
- Assentamento Mutum - 16:20 Mutirão em área rural de MS garante acesso a direitos e serviços do INSS
- Agropecuária - 15:53 Embrapa leva soluções tecnológicas para o campo no Showtec 2025
- Líder do PCC preso - 15:50 Substituto de Marcola é preso na Bolívia
- Oportunidades - 15:32 Suzano está com oito processos seletivos abertos em várias cidades de MS
- Festival América do Sul - 15:30 Xamã conquista Corumbá com show vibrante no Festival América do Sul