Geral
Campo Grande participa de congresso sobre desenvolvimento urbano na Alemanha
Com objetivo de trocar experiências urbanas com foco no meio ambiente
Domingo, 17 Setembro de 2023 - 11:39 | Gabriel Telê Santana

Campo Grande faz parte da delegação brasileira que participa do 16º Congresso Nacional da Política de Desenvolvimento Urbano da Alemanha e visitas de campo na Áustria, de 12 a 16 de setembro de 2023, evento anual, promovido pelo Ministério Federal da Habitação, do Desenvolvimento Urbano e da Construção (BMWSB) da Alemanha.
Representado pela Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano (Planurb) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), o Município participa de debates sobre o desafio das cidades, além de trocas de experiências nos temas urbanos e foi selecionado para compor a delegação brasileira no encontro, devido a sua participação como Vice-Presidente Regional do Centro-Oeste da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede).
Neste ano, o Congresso intitula-se “Conferência para o futuro Urbano-Rural – novos caminhos para uma cooperação melhor!”, e conta a participação de autoridades nacionais e locais da Alemanha e outros países convidados, de gestores e técnicos de todos os níveis do setor público, além de atores do setor privado e da sociedade civil. Como nas edições anteriores, o BMWSB estendeu o convite para parceiros brasileiros, para um debate mais amplo e significativo.
Tanto na Alemanha como no Brasil, a implementação das políticas públicas no nível local é competência fundamental dos municípios, por isso, o Congresso trará a discussão sobre programas, instrumentos e ferramentas de apoio do governo federal para os governos locais.
Para a Diretora-Adjunta da Planurb, Vera Cristina Galvão Bacchi, a participação de Campo Grande resultará em enormes benefícios para a cidade. “Esta visita técnica tem como objetivo o estreitamento de relações entre agentes públicos nacionais e subnacionais dos países envolvidos para a troca de experiências no aprimoramento de suas políticas para o desenvolvimento urbano sustentável, integrado e focado nas pessoas”.
Já a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Kátia Silene Sarturi Warde, enfatiza que a oportunidade fortalecerá a parceria entre Brasil e Alemanha em questões urbanas. “Iremos conhecer práticas bem-sucedidas e a comparar os modelos, avaliação das políticas e programas de desenvolvimento urbano sustentável na Alemanha, Áustria e no Brasil, com foco em moradia, abordagens integradas, urbanismo táctico, participação cidadã e gênero”.
As visitas de campo em Viena (Áustria) formarão a segunda parte da visita técnica. Em Viena, os participantes poderão conhecer o planejamento urbano na prática em outro país europeu, com foco em dois temas: Exemplos de desenvolvimento urbano integrado e resiliente ao clima e gênero e planejamento urbano. Com foco nessas duas temáticas, a programação incluirá visitas de campo a áreas de requalificação urbana na cidade de Viena e reuniões com representantes locais.
Últimas Notícias
- Recanto - 15:30 Atrativos de ecoturismo em Jardim conquistam Certificação Lixo Zero
- Record TV - 15:00 Gaby Spanic sobre A Fazenda: ‘Queria sair como uma rainha, defendendo minhas mulheres’
- Economia - 14:57 Clientes podem quitar contas de energia com até 80% de desconto em MS
- Meio Ambiente - 14:33 Bonito reforça fiscalização contra descarte irregular na Estrada do Quati
- Integração - 14:14 Campo Grande sediará Fórum Sul-Americano da Rota Bioceânica
- Cultura - 13:50 Sesc MS realiza show gratuito que homenageia grandes intérpretes da MPB
- Pós-graduação - 13:30 UFGD abre inscrições para mestrado e doutorado em diversas áreas
- Dignidade - 13:00 Empregadores firmam acordos com MPT-MS
- Economia - 12:19 Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,7%
- Oportunidades - 11:51 Governo de MS realiza leilão de mais de 2,8 mil mobiliários