Geral
Campo Grande é destaque em saneamento básico no Centro-Oeste
Cidade lidera a região com 99% de cobertura de água e 93% de rede de esgoto, superando metas do novo Marco Legal de Saneamento
Sábado, 01 Fevereiro de 2025 - 16:50 | Redação

Campo Grande foi destacada como a cidade com o melhor saneamento básico da região Centro-Oeste, conforme o Ranking de Competitividade dos Municípios de 2024, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade se destaca pelo trabalho da concessionária Águas Guariroba, que, ao longo de mais de 20 anos, atingiu 93% de cobertura da rede de esgoto e 99% de cobertura de abastecimento de água.
O diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, ressaltou que o alcance desses índices reflete o compromisso da empresa com a qualidade de vida e saúde dos campo-grandenses. O município atingiu os objetivos do novo Marco Legal do Saneamento, com 99% de cobertura de água e 90% de coleta e tratamento de esgoto, superando as metas estabelecidas para 2033.
Outro ponto destacado foi a redução das perdas de água, que em Campo Grande são de 19%, abaixo da média nacional de 30%, resultado de tecnologias avançadas no monitoramento do sistema de abastecimento.
No ranking geral, que inclui diversos indicadores, Campo Grande avançou 6 posições em relação ao estudo anterior, ocupando a 86ª posição. A pesquisa abrange mais de 400 municípios e é apoiada por grandes empresas, incluindo o grupo Aegea, controlador da Águas Guariroba.
Últimas Notícias
- Infraestrutura - 18:12 Governo de MS investe em educação e infraestrutura em Ribas do Rio Pardo
- Saúde - 17:55 Pacientes com hemofilia têm dificuldade com medicação, mostra pesquisa
- Ciência - 17:37 Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer
- Direitos Humanos - 17:15 Agosto Lilás dedica mês ao combate à violência contra a mulher
- Economia - 16:55 Nível de emprego resiste a impacto do juro alto, dizem especialistas
- Meio ambiente - 16:35 Calor, acidez das águas e pouco alimento ameaçam ecossistemas marinhos
- Economia - 16:15 Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic
- Saúde - 15:55 Casos de vírus respiratório e Influenza A estão em queda no Brasil
- Direitos Humanos - 15:35 Educação e Bolsa Família ajudaram país a reduzir fome, avalia ministro
- Dia "S" - 15:15 Governo de MS mobiliza servidores a desenvolver ações sustentáveis