Geral
Câmara de Dourados aprova projeto que institui a 'Cidade Limpa'
Proposta busca engajar a comunidade e o poder público na construção de uma cidade mais limpa, organizada e sustentável
Sexta-feira, 05 Setembro de 2025 - 16:50 | Redação

A Câmara Municipal de Dourados aprovou, na última segunda-feira (01), durante a 30ª sessão ordinária de 2025, o Projeto de Lei n.º 118/2025, de autoria do vereador Pedro Pepa (União), que cria a Campanha Cidade Limpa no município. A proposta busca promover a preservação ambiental, a conservação da limpeza urbana e o bem-estar da comunidade.
Conforme o parlamentar, a manutenção de espaços públicos organizados e livres de resíduos é essencial para a qualidade de vida e a saúde da população. Além do impacto visual positivo, a campanha também pretende conscientizar os cidadãos sobre sua corresponsabilidade na limpeza da cidade, já que o descarte irregular de lixo em vias públicas e terrenos baldios favorece a proliferação de doenças e animais peçonhentos.
Entre as ações previstas, estão a realização de mutirões de limpeza nos bairros e distritos, com apoio da administração municipal para recolhimento de entulhos e resíduos, e a criação de canais de denúncia e sugestões para fortalecer a participação popular. O projeto também abre espaço para parcerias público-privadas, a fim de viabilizar iniciativas com menor impacto no orçamento público.
“O objetivo é unir poder público e comunidade para transformar Dourados em uma cidade mais limpa, organizada e sustentável. Espero que o projeto seja aprovado e sancionado, para colocarmos todas as ações em prática”, destacou Pepa.
Outros projetos aprovados
Na mesma sessão, foram aprovados oito projetos em primeira discussão e votação, o projeto de lei n.º 136/2025, do Poder Executivo, que autoriza a abertura de Crédito Especial; o projeto de lei n.º123/2025, da vereadora Liandra da Saúde (PSDB), que institui o “Dia Municipal pela Vacinação e em Defesa dos Trabalhadores da Saúde”; também o projeto de lei n.º 138/2025, de Liandra da Saúde, que cria o “Dia Municipal das Mães Atípicas”; o projeto de lei n.º140/2025, da vereadora Ana Paula (Republicanos), que denomina “Rua Aneilde Alves de Lima Nascimento” a atual Rua Corredor Público 17, no Bairro Sitiocas Campo Belo 1 e 2; o projeto de lei n.º 141/2025, de Ana Paula, que denomina “Rua Maria Aparecida Alves de Andrade Santos” a atual Rua Projetada 01, no Distrito de Guassú - Vila Macaúba; o projeto de lei n.º 142/2025, do vereador Dill do Povo (União), que denomina “Rua Antonio Vicente Rodrigues” o atual Corredor Público C, no Bairro Sitiocas Campo Belo III, e o projeto de lei n.º 143/2025, do vereador Laudir Munaretto (MDB), que denomina “Rua Valter Nascimento Menezes” o atual Corredor Público 20, no Bairro Sitiocas Campo Belo I e II.
Em única discussão e votação, foi aprovado ainda o projeto de decreto legislativo n.º 066/2025, de autoria do vereador Dalton (PL), que concede o Título de Cidadão Douradense ao Sr. Aloisio Lino de Melo, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município.
Últimas Notícias
- Jardim - 07:15 Preso autor de feminicídio
- Ponta Porã - 07:05 Agepen anuncia melhorias em presídio
- Charge - 07:00 Temporal com ventos fortes causa estragos em Campo Grande
- "Zênite" - 18:08 Operação prende dois homens envolvidos em violência contra a mulher
- Meio Ambiente - 17:50 Rodeo Fest Inclusivo tem público atuante e atividades do Bioparque
- Educação - 17:32 Jovens que tiraram boas notas na redação do Enem dão dicas de preparação
- Meio Ambiente - 17:04 Vigilância intensa contra pesca
- Clima - 16:56 Equipes trabalham nas ruas de Campo Grande após temporal
- Agropecuária - 16:30 Acrissul firma parceria com criador da tecnologia que identifica bois pelo focinho
- Esporte - 16:08 Auxílio-Atleta reforça sonhos e impulsiona talentos do esporte

