Geral
Cadastro positivo automático
Terça-feira, 09 Abril de 2019 - 08:01 | Redação
“As pessoas com histórico positivo poderão ter acesso mais fácil ao crédito, fomentando a economia”. Avalia o presidente da Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), Edison Araújo sobre a entrada em vigor do cadastro positivo. “Temos observado neste mês de março um consumidor mais consciente, com menor endividamento, menos contas em atraso e inadimplência, logo uma oportunidade para esse consumidor de construir um histórico positivo de ‘bom pagador’”, concluiu o presidente da Ferocmércio-MS
Sancionada nesta segunda-feira, 08, pelo presidente Jair Bolsonaro, a nova Lei do Cadastro Positivo, que torna automática a adesão de consumidores e empresas deve aquecer a economia e estimular a adimplência. O acesso ao crédito é um dos fatores que interfere na intenção de consumo, aferida mensalmente pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). “Diante de facilidade maior de crédito é importante que o consumo continue consciente para que o consumidor mantenha seu score”, observa a economia do IPF, Daniela Dias.
O banco de dados já existe desde 2011, mas a participação dos clientes era voluntária. Conforme informações do governo federal, hoje, esse banco de dados reúne informações de aproximadamente 6 milhões de pessoas e com a adesão automática, deve alcançar 130 milhões de consumidores. A expectativa é que haja redução de 45% na inadimplência, que hoje atinge mais de 60 milhões de brasileiros.
As novas regras permitirão, principalmente, que micro e pequenos empresários tenham acesso a informações já utilizadas por instituições financeiras de grande porte, gerando maior segurança no processo de concessão de crédito.
Com o Cadastro Positivo, pessoas físicas e jurídicas terão um score de crédito, ou seja, uma nota determinada a partir da análise de estatística dos hábitos de pagamento, de relacionamento com o mercado e dos dados cadastrais.
Últimas Notícias
- Economia - 16:00 Senador de MS convoca debate sobre tarifa de 50% anunciada pelos EUA
- Trânsito - 15:50 Ponta Porã intensifica fiscalização para motociclista sem CNH
- Violência contra a mulher - 15:32 Homem é preso por importunação sexual
- Poder Judiciário - 15:00 Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista durante reunião
- Oportunidades - 14:50 Inscrições na semana da tecnologia e inovação da juventude encerram hoje
- Nacional - 14:32 No STF, servidor diz que governo Bolsonaro tentou ligar Lula a facção
- Justiça - 14:10 MPMS garante manutenção de condenação de preso com 149 kg de maconha
- Ponta Porã - 13:45 Armas de fogo são apreendidas com envolvidos no crime
- Procon MS - 13:35 Pesquisa mostra leve oscilação nos preços de combustíveis em julho
- Oportunidades - 13:00 Inscrições abertas para 1.250 bolsas