Geral
Brigada Alto Pantanal já percorreu mais de 120 km para ações de combate a incêndios
Foi preciso puxar 10 lances de mangueira para conseguir puxar água do rio Paraguai e resfriar a vegetação
Sexta-feira, 07 Junho de 2024 - 16:36 | Redação

A Brigada Alto Pantanal, mantida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP), está toda mobilizada desde o começo da semana para realizar linhas de defesa e combate do fogo na região do Paraguai-mirim. Os seis brigadistas já percorreram mais de 120 km, entre navegação e caminhada por terra, no período de terça-feira (4) até esta quinta-feira (5) à noite, fazendo ações de combate. Nesse trabalho, em algumas frentes, ainda houve a parceria de membros de comunidades da região.
Entre os equipamentos utilizados estão roçadeiras, sopradores. Também foi preciso puxar 10 lances de mangueira, o que representa cerca de 100 metros, para conseguir puxar água do rio Paraguai e realizar resfriamento de vegetação com fogo na região do Paraguai-mirim.
Em algumas áreas onde houve o combate, sem condições de deslocamento caminhando, os brigadistas precisaram do apoio de trator usando em propriedade rural para chegar a locais com fogo e realizar aceiros, resfriamento da vegetação e combate direto do fogo para tentar reduzir o tamanho das chamas.
Ainda não existe cenário de extinção de fogo, por isso a Brigada Alto Pantanal permanece com trabalho de resfriamento de locais mais críticos e proteção de áreas onde há moradores. Ribeirinhos que vivem na região do Paraguai-Mirim também fazem comunicação com a equipe do IHP para gerar informação e situações de alerta.
As ações da Brigada Alto Pantanal são apoiadas pelo VBio, Celeo, ISA CTEEP e Funbio.
Na sede do IHP, em Corumbá, outro trabalho envolve o uso do sistema Pantera, que utiliza inteligência artificial para identificar sinais de fumaça, além de realizar medição da velocidade do vento, direção da possível evolução da propagação do incêndio e geolocalizações. Essas informações servem para subsidiar estratégias da equipe de campo, bem como são compartilhadas com outras equipes de combate a incêndios, como o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e o PrevFogo/Ibama.
Sobre o IHP - O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.
Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.
Últimas Notícias
- Dourados - 15:35 Ex-candidato ao Governo de MS é preso por estupro de vulnerável
- MS-156 - 15:05 Indígenas promovem nova interdição na MS-156 em Dourados
- Moradia - 14:35 Famílias conquistam o primeiro imóvel durante o 10º Feirão Habita CG
- Segurança - 14:05 Corumbá lança campanha “Celular Seguro” com ação integrada
- Natal - 13:35 Natal Encantado ganha roda-gigante de 26 metros em Dourados
- Acidente de Trânsito - 13:05 Homem morre em acidente na BR-262
- Ribas do Rio Pardo - 12:01 Mulher é morta pelo ex-marido a golpes de faca
- Saúde - 11:43 SES alinha estratégias para enfrentamento das arboviroses em MS
- Ressocialização - 11:19 Cursos de artesanato ampliam oportunidades para reeducandos da Capital
- Campo Grande - 10:30 Comerciante morre ao colidir carro em árvore

