Geral
Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas no combate ao desmatamento
Quinta-feira, 07 Maio de 2020 - 18:17 | Redação
O presidente Jair Bolsonaro autorizou a atuação das Forças Armadas, em operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), no combate ao desmatamento ilegal e a focos de incêndio na Amazônia Legal. O decreto foi publicado hoje (7) no Diário Oficial da União.
Os militares atuarão no período de 11 de maio a 10 de junho em ações preventivas e repressivas na faixa de fronteira, terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da região. As ações ocorrerão de forma articulada com os órgãos de segurança pública e as intituições públicas de proteção ambiental.
A atuação poderá ainda ser estendida a outras áreas a pedido dos governadores. A Amazônia Legal engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
Realizadas exclusivamente por ordem expressa da Presidência da República, as missões de GLO das Forças Armadas ocorrem por tempo limitado nos casos em que há o esgotamento das forças tradicionais de segurança pública.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o número de alertas de desmatamento na Amazônia Legal foi maior nos primeiros meses de 2020, em relação ao ano passado. Em março, por exemplo, as áreas em alerta saíram de 251,42 km² em 2019 para 326,49 km² no mesmo mês deste ano.
Últimas Notícias
- 35 anos de ECA - 17:10 Estatuto regulamentou direitos das crianças no Brasil
- Foragido preso - 16:52 Investigado por homicídio em 2024 na capital é preso em Iguatemi
- TJMS - 16:30 Judiciário Estadual celebra 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente
- Economia - 16:00 Senador de MS convoca debate sobre tarifa de 50% anunciada pelos EUA
- Trânsito - 15:50 Ponta Porã intensifica fiscalização para motociclista sem CNH
- Violência contra a mulher - 15:32 Homem é preso por importunação sexual
- Poder Judiciário - 15:00 Cid reafirma que Bolsonaro leu minuta golpista durante reunião
- Oportunidades - 14:50 Inscrições na semana da tecnologia e inovação da juventude encerram hoje
- Nacional - 14:32 No STF, servidor diz que governo Bolsonaro tentou ligar Lula a facção
- Justiça - 14:10 MPMS garante manutenção de condenação de preso com 149 kg de maconha