Geral
Banquetaço pede retorno de conselho
Quarta-feira, 27 Fevereiro de 2019 - 16:14 | Redação
Nutricionistas, chefs de cozinha, cozinheiros, ativistas e agricultores do cultivo orgânico realizaram um grande banquete com alimentos sem produtos químicos na Praça do Rádio Clube, Centro de Campo Grande, nesta quarta-feira, 27 de fevereiro. Eles bradaram pelo retorno do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) que foi extinto no primeiro dia do governo de Jair Bolsonaro pela Medida Provisória 870/2019.
“Esse conselho é de fundamental importância para difundir a alimentação saudável. Era o órgão que propunha políticas públicas para a questão”, explica a nutricionista Fernanda Maciel, uma das organizadoras do Banquetaço. O ato de desagravo pela manutenção do Consea é nacional e ocorreu em ao menos 22 estados brasileiros, segundo a imprensa nacional.
Várias organizações questionam a extinção do conselho. A Medida Provisória 870/2019 recebeu emendas protocoladas por deputados federais. A medida vai passar por votação na Câmara Federal. “Nossa intenção é sensibilizar os deputados federais para que eles votem contra a medida de Bolsonaro e mantenham o Consea”, explica Fernanda.
Também participante do banquetaço na Capital, o chef de cozinha Bruno Abreu avalia que o Consea é a voz da sociedade civil e que não pode ser calada. No evento, ele se dedicou ao preparo dos alimentos e mencionou que a mobilização desta quarta-feira na praça serviu também para conscientizar a população. “Os orgânicos têm mais vitaminas. É preciso explicar para as pessoas que comida leve é saudável”, comentou.
Na praça, foram servidas 200 refeições gratuitas feitas com alimentos orgânicos e houve distribuição de frutas e verduras sem agrotóxicos para a população que passava pelo local e na Avenida Afonso Pena. Os produtos vieram de vários municípios do Estado doados por produtores de Sidrolândia, Terenos, Aquidauana, Anastácio, Ivinhema, Jaraguari, além de Campo Grande e outros. Estagiários de todas as faculdades de Nutrição da Capital ajudaram na distribuição dos alimentos.
Representando a Aliança pela Alimentação Saudável, a professora de Química da UFMS, Alexandra Pinho, avaliou o evento como positivo. A Aliança, aliás, montou na praça a tenda da rotulagem para conscientizar a população sobre a superficialidade dos rótulos dos alimentos. “Nossa luta é pela rotulagem adequada dos alimentos. As pessoas precisam saber que consomem muito mais açúcar e sal do que estão sendo informadas”, explicou a professora.
Alexandra revela que trabalha agora para montar um comitê regional da Aliança em MS de modo que o grupo trabalhe localmente para formar opinião a respeito da rotulagem correta da alimentação.
O Consea – Criado em 1994 na gestão de Itamar Franco, o Consea tinha caráter consultivo e era ligado diretamente à Presidência da República. O Conselho é formado por 60 pessoas, sendo dois terços representantes de entidades da sociedade e um terço do governo.
De dentro do Conselho sugiram propostas como o Plano Safra da Agricultura Familiar, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). O órgão também apoiava a mobilização contra o chamado PL do Veneno, o Projeto de Lei 6.299, de 2002, que "atualiza" a legislação sobre agrotóxicos.
(Com informações da Rede Brasil Atual)
Últimas Notícias
- Poder Público - 17:36 Defensoria amplia atendimento na Casa da Mulher Brasileira na Capital
- Surto? - 17:04 Vereadora é agredida ao chegar à Câmara em Nova Andradina
- Economia - 17:00 Acordo para abrir no feriado na Capital
- Em menos de 24 horas - 16:48 Agressor de pessoas em situação de rua é preso
- Campo Grande - 16:28 Agetran interdita ruas neste 26 de Agosto, feriado na Capital
- Nacional - 16:00 Senado debate estratégias de combate ao feminicídio
- Nacional - 15:52 Parcela de famílias que pagam aluguel sobe 25% em 8 anos, mostra IBGE
- Operação "Protetor" - 15:32 Condutor é preso com contrabando entre sementes de girassol
- Esgoto - 15:15 De cada 10 residências no país, 3 não têm esgoto ligado à rede geral
- Campo Grande - 14:52 Condutor bêbado é mantido preso após matar criança de 7 anos