Geral
Atvos realiza ações de conscientização para combate às queimadas no Estado
Iniciativa visa proteger comunidades próximas de unidades agroindustriais da companhia em Costa Rica, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante
Sábado, 14 Setembro de 2024 - 18:18 | Redação

A Atvos, uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, aderiu à campanha #ZeroIncêndios, promovida pela União Nacional da Bioenergia (UDOP) para a safra 2024/2025. A iniciativa, com o lema "O fogo mata", visa educar e capacitar a população sobre a prevenção e combate a incêndios, principalmente em áreas rurais. A campanha tem apoio de entidades do setor, do Corpo de Bombeiros e da polícia ambiental.
A escassez de chuvas e o clima seco do inverno elevam o risco de queimadas. Dados do MapBiomas Fogo revelam que, anualmente, 18,3 milhões de hectares são afetados por incêndios no Brasil, com setembro sendo o mês mais crítico. A campanha foca na conscientização e envolve ações educativas, treinamentos e divulgação de informações em diversas regiões onde a Atvos opera.
Entre as atividades promovidas pela empresa estão visitas das brigadas de incêndio a escolas públicas, minitreinamentos e blitzes educativas. A empresa também capacita mais de 4,3 mil colaboradores em suas unidades no Mato Grosso do Sul, distribuindo materiais com orientações sobre prevenção de incêndios e cuidados básicos.
Além da prevenção, a Atvos conta com uma infraestrutura robusta para combater incêndios, incluindo uma frota equipada com tecnologia de ponta, profissionais treinados e dispositivos avançados, como o canhão d'água automatizado. A empresa também faz parte do Plano de Auxílio Mútuo Emergencial (PAME), uma rede que une empresas e comunidades para atendimento emergencial.
A campanha #ZeroIncêndios busca destacar a importância das práticas sustentáveis e o compromisso do setor com as questões ESG (Ambiental, Social e de Governança), enfatizando que incêndios são crimes que impactam a biodiversidade e a saúde pública. A iniciativa será amplamente divulgada até o final do ano, com o apoio de parceiros regionais e inserções em rádios locais para estimular atitudes de prevenção.
Veja Também
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), declarou ponto facultativo na sexta-feira (2 de maio), dia ...
Últimas Notícias
- Projeto de lei - 18:10 Escolas e unidades de saúde deverão comunicar sobre violência virtual
- “Cevar não é Legal” - 17:50 Operação da PMA orienta motoristas em blitz educativa no indubrasil
- Meio Ambiente - 17:15 Curso gratuito da Defesa Civil capacita 100 voluntários em Três Lagoas
- Poder Legislativo - 16:53 Assembleia Legislativa declara ponto facultativo o dia 2 de Maio
- Poder Judiciário - 16:15 TJMS estabelece novas regras para credenciamento de leiloeiros e corretores
- Educação - 15:40 Inscrições para o Encceja 2025 terminam nesta sexta-feira
- Evento - 15:13 Campo Grande sedia 3º Congresso de Cidades Digitais e Inteligentes
- Polícia - 14:32 PM prende quatro pessoas por roubos de fios de cobre da Suzano
- Agropecuária - 14:12 Declaração semestral dos rebanhos começa na quinta-feira e segue até 2 de junho
- Sidrolândia - 13:30 PRF apreende 2,1 toneladas de maconha na BR-060