• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Atvos realiza ações de conscientização para combate às queimadas no Estado

Iniciativa visa proteger comunidades próximas de unidades agroindustriais da companhia em Costa Rica, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante

Sábado, 14 Setembro de 2024 - 18:18 | Redação


Atvos realiza ações de conscientização para combate às queimadas no Estado
(Foto: Divulgação)

A Atvos, uma das principais produtoras de biocombustíveis do Brasil, aderiu à campanha #ZeroIncêndios, promovida pela União Nacional da Bioenergia (UDOP) para a safra 2024/2025. A iniciativa, com o lema "O fogo mata", visa educar e capacitar a população sobre a prevenção e combate a incêndios, principalmente em áreas rurais. A campanha tem apoio de entidades do setor, do Corpo de Bombeiros e da polícia ambiental.

A escassez de chuvas e o clima seco do inverno elevam o risco de queimadas. Dados do MapBiomas Fogo revelam que, anualmente, 18,3 milhões de hectares são afetados por incêndios no Brasil, com setembro sendo o mês mais crítico. A campanha foca na conscientização e envolve ações educativas, treinamentos e divulgação de informações em diversas regiões onde a Atvos opera.

Entre as atividades promovidas pela empresa estão visitas das brigadas de incêndio a escolas públicas, minitreinamentos e blitzes educativas. A empresa também capacita mais de 4,3 mil colaboradores em suas unidades no Mato Grosso do Sul, distribuindo materiais com orientações sobre prevenção de incêndios e cuidados básicos.

Além da prevenção, a Atvos conta com uma infraestrutura robusta para combater incêndios, incluindo uma frota equipada com tecnologia de ponta, profissionais treinados e dispositivos avançados, como o canhão d'água automatizado. A empresa também faz parte do Plano de Auxílio Mútuo Emergencial (PAME), uma rede que une empresas e comunidades para atendimento emergencial.

A campanha #ZeroIncêndios busca destacar a importância das práticas sustentáveis e o compromisso do setor com as questões ESG (Ambiental, Social e de Governança), enfatizando que incêndios são crimes que impactam a biodiversidade e a saúde pública. A iniciativa será amplamente divulgada até o final do ano, com o apoio de parceiros regionais e inserções em rádios locais para estimular atitudes de prevenção.

SIGA-NOS NO Google News

Tudo Sobre:

  meio-ambiente  incendios  queimadas  atvos