Geral
Águas deve atestar segurança de barragem
Quarta-feira, 30 Janeiro de 2019 - 13:14 | Redação
A concessionárias Águas Guariroba deverá apresentar anualmente um laudo atestando a segurança da barragem localizada às margens da BR-262, saída para Três Lagoas. A exigência é da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos. O local foi vistoriado nesta terça-feira (29) por técnicos da agência e diretores da Águas.
A barragem, assim como as unidades de captação, adução, tratamento e distribuição fazem parte do sistema de abastecimento de água de Campo Grande. Para abastecer a Capital, a água do córrego Guariroba faz uma viagem de 30 quilômetros, passando por uma adutora com quase um metro de diâmetro. No centro urbano, a água abastece 36% da população, ou cerca de 315 mil habitantes.
“A Agência de Regulação vai pedir anualmente para que a concessionária apresente um laudo atestando a segurança da represa, para que não ocorra nenhum problema”, disse o diretor presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos, Vinícius Leite Campos.
A bacia do Guariroba ocupa uma área de 360 km², e o lago da represa do Guariroba possui um volume de aproximadamente 4,7 milhões de m³. A área da captação é de 86 hectares.
Para o diretor-executivo da Águas Guariroba, Celso Paschoal, a visita e fiscalização dos técnicos da Agência Reguladora é muito importante. “Hoje acontece esta visita e fiscalização junto com os técnicos e o diretor-presidente da Agereg. Essa barragem tem toda a instrumentação, na qual é feito o monitoramento através de instrumentos que podem medir o nível de água, o maciço e a estrutura. Então tem toda um acompanhamento, tanto visual, quanto os laudos necessários para testar o perfeito funcionamento, estabilidade e segurança”, afirmou.
Últimas Notícias
- Nacional - 19:09 Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 33 milhões
- Economia - 18:51 Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
- Política - 18:38 Pec da Blindagem é risco à democracia, avalia Simone Tebet
- Saúde - 18:00 Corumbá divulga cronograma das salas de vacina até 19 de Setembro
- PMA - 17:39 Filhote de jiboia é resgatada em forro de refeitório na Capital
- Agora - 17:00 Funcionário da Solurb é atropelado e morre na Capital
- Prefeitura - 16:50 Com aumento de casos de câncer do colo do útero, Dourados reforça vacinação
- Política - 16:30 PEC altera data da posse do governador de MS para 6 de janeiro
- Poder Público - 16:16 Prefeitura de Três Lagoas realiza reformas em prédios públicos
- Educação - 15:56 SED abre consulta para formação de novo currículo da educação digital