Geral
Águas deve atestar segurança de barragem
Quarta-feira, 30 Janeiro de 2019 - 13:14 | Redação
A concessionárias Águas Guariroba deverá apresentar anualmente um laudo atestando a segurança da barragem localizada às margens da BR-262, saída para Três Lagoas. A exigência é da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos. O local foi vistoriado nesta terça-feira (29) por técnicos da agência e diretores da Águas.
A barragem, assim como as unidades de captação, adução, tratamento e distribuição fazem parte do sistema de abastecimento de água de Campo Grande. Para abastecer a Capital, a água do córrego Guariroba faz uma viagem de 30 quilômetros, passando por uma adutora com quase um metro de diâmetro. No centro urbano, a água abastece 36% da população, ou cerca de 315 mil habitantes.
“A Agência de Regulação vai pedir anualmente para que a concessionária apresente um laudo atestando a segurança da represa, para que não ocorra nenhum problema”, disse o diretor presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos, Vinícius Leite Campos.
A bacia do Guariroba ocupa uma área de 360 km², e o lago da represa do Guariroba possui um volume de aproximadamente 4,7 milhões de m³. A área da captação é de 86 hectares.
Para o diretor-executivo da Águas Guariroba, Celso Paschoal, a visita e fiscalização dos técnicos da Agência Reguladora é muito importante. “Hoje acontece esta visita e fiscalização junto com os técnicos e o diretor-presidente da Agereg. Essa barragem tem toda a instrumentação, na qual é feito o monitoramento através de instrumentos que podem medir o nível de água, o maciço e a estrutura. Então tem toda um acompanhamento, tanto visual, quanto os laudos necessários para testar o perfeito funcionamento, estabilidade e segurança”, afirmou.
Últimas Notícias
- Natal - 18:05 Corumbá abre Jardim de Natal com shows, feira de artesanato e presépios
- Jair Bolsonaro - 17:35 Moraes autoriza Bolsonaro a ser submetido a ultrassom na prisão
- Nova Andradina - 17:05 Homem é encontrado morto por familiar em quitinete
- Nacional - 16:35 Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
- Economia - 16:05 Governo estadual orienta sobre prazos e vantagens no ITCD, Refis e IPVA
- Dourados - 15:35 Ex-candidato ao Governo de MS é preso por estupro de vulnerável
- MS-156 - 15:05 Indígenas promovem nova interdição na MS-156 em Dourados
- Moradia - 14:35 Famílias conquistam o primeiro imóvel durante o 10º Feirão Habita CG
- Segurança - 14:05 Corumbá lança campanha “Celular Seguro” com ação integrada
- Natal - 13:35 Natal Encantado ganha roda-gigante de 26 metros em Dourados

