Geral
Agepen padroniza o uso de uniformes pelos custodiados nas unidades penais
O reeducando será responsável pelo uso, guarda e conservação das peças
Domingo, 14 Março de 2021 - 17:56 | Yara Borges

A Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) regulamentou a padronização dos uniformes a serem usados pelos custodiados nas unidades penais de Mato Grosso do Sul. A Portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (11).
Com o objetivo de facilitar a identificação visual dos custodiados, ficou definido que o uniforme será na cor laranja e compreende camiseta de manga curta ou comprida, bermuda e calça comprida sem bolsos. Para os presos que trabalham para empresas conveniadas, o uniforme será na cor branca e deverá ser fornecido pela contratante.
As camisetas possuirão inscrições do lado externo, em pintura tipo silkscreen, escritas em letras de forma, na cor preta, com os dizeres ‘custodiado’.
Conforme a publicação, o reeducando será responsável pelo uso, guarda e conservação das peças e, em casos de danos ou de extravio, arcará com as despesas por nova aquisição, sem prejuízos das sanções disciplinares cabíveis.
O custodiado receberá as vestimentas mediante assinatura do Termo de Cautela, conforme modelo constante no Anexo III, que será controlado pela unidade penal.
Os estabelecimentos penais onde os custodiados já utilizam uniforme diverso a esta Portaria, ficam isentos do uso do novo padrão até a substituição total das peças adquiridas anteriormente a esta regulamentação, não podendo ser confeccionado novo uniforme divergente do padrão estipulado na presente Portaria.
De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, já está em fase de aquisição os insumos necessários para a produção dos uniformes nas oficinas de costura instaladas em unidades penais. “Com a utilização da mão de obra de internos, iremos conseguir atender as presídios de todo o Estado, garantindo mais salubridade, segurança e organização no ambiente prisional”, reforça o dirigente.
A compra dos materiais está sendo realizada por meio do Fundo Penitenciário Estadual (Funpes) e a previsão é de produzir 14.776 kits de uniformes nos presídios de Campo Grande, Bataguassu, Corumbá e Rio Brilhante.
Últimas Notícias
- Pesquisa - 17:50 Corumbá é selecionada para estudo nacional sobre efeitos das mudanças climáticas
- Bonito - 17:38 Traficante é detido na "Boca do Chitão" com 1,3 quilos de cocaína
- Natal - 17:00 Prefeitura oferece bate-bate gratuito e Casa do Papai Noel no Natal Encantado de Dourados
- Campo Grande - 16:50 Dupla presa com veículo cheio de itens de contrabando e descaminho
- Natal dos sonhos - 16:31 Praça Ary Coelho reabre com luzes de Natal
- Copa 2026 - 16:08 Brasil cai em chave com Marrocos, Escócia e Haiti
- Proxímo ano - 15:53 Prefeitura divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
- Noroeste - 15:30 Campanha Natal Solidário arrecada frangos e panetones para famílias do Jardim Noroeste
- Investigação - 15:04 Casal é preso suspeito de assassinato no centro de Dourados
- Crise - 14:52 Consórcio não tem dinheiro para 13º Salário

