Geral
Acidente com choque elétrico é cada vez mais comum no Brasil
Quarta-feira, 08 Maio de 2019 - 14:14 | Redação
Os acidentes de origens elétricas aumentam cada vez mais no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2018 foram registrados 537 casos de incêndios causados por curto-circuito, totalizando 61 mortes. Um crescimento de mais de 20% em relação ao ano de 2017. Em fevereiro de 2019 um curto-circuito em aparelho de ar-condicionado tirou a vida de 10 jovens atletas do Flamengo.
Por isso, é necessário tomar alguns cuidados dentro e fora de casa, como alerta o engenheiro eletricista da Energisa Rodolfo Acialdi.
O choque elétrico mesmo de baixa, média ou alta intensidade é prejudicial ao ser humano, pode ocasionar desde um desmaio, ou levar a pessoa à morte.
Dentro de casa, a proteção maior que se pode ter é um projeto elétrico bem feito. O engenheiro afirma que as pessoas tendem a economizar nessa área, contratando pessoas que não têm conhecimentos e nem habilidades para fazer esse tipo de instalação.
Acialdi diz que os hábitos do dia-a-dia podem ajudar. “Há quem tenha o hábito de usar o celular conectado a tomada, ou até mesmo utilizar o aparelho em lugares úmidos como o banheiro. Fazendo isso, a pessoa está criando um caminho para a eletricidade chegar mais próximo ao seu corpo”, disse o Engenheiro.
No caso de tempestades, o Engenheiro indicada desconectar os equipamentos da tomada e também não utilizar aparelhos conectados na tomada. “Muitas descargas atmosféricas ou descarga elétrica podem percorrer toda fiação e causar danos. Na tempestade fora de casa, locais abertos, árvores e partes metálicas como fios, portão ou veículos devem ser evitados, porque o risco de uma pessoa ser atingido é muito maior”, relata Acialdi.
O engenheiro descreve como socorrer alguém que recebeu uma descarga elétrica. “Se uma pessoa estiver sofrendo algum tipo de descarga ou choque elétrico, dentro ou fora de casa, não se deve em momento algum encostar-se à pessoa, pois quem está socorrendo pode se machucar. Ligue para a emergência imediatamente e tente desligar a instalação de alguma forma”.
Últimas Notícias
- Estado - 20:02 Governo premia entidades e pessoas com atuação pelos direitos humanos
- Imprensa - 19:52 Ministro nega que decisão do STF sobre imprensa represente censura
- Campo Grande - 19:30 Projeto Retalhos com Amor encerra ano com 15 servidores atendidos
- Esporte - 19:19 Campeonado de futebol suíço reúne sete equipes de escolas da Reme
- Congresso - 18:55 Comissão aprova novas regras para escolha de reitores de universidades
- Projeto de Lei - 18:32 Proposto observatório de monitoração da violência contra a mulher em MS
- DEAM - 18:06 Mulher mente sobre ser mantida em cativeiro
- Publicada - 17:59 Lei assegura direito a acompanhante para mulheres em serviços de saúde
- Câmara Federal - 17:39 Cliente poderá ser compensado em dinheiro por interrupção de serviços
- Corumbá - 17:17 Homem com filho no colo é baleado em MS