• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

Achados e Perdidos dos Correios tem milhares de documentos que aguardam retirada

Site dos Correios permite fazer verificação do paradeiro do documento e em qual agência buscá-lo

Segunda-feira, 06 Fevereiro de 2023 - 15:39 | Pedro Santos


Achados e Perdidos dos Correios tem milhares de documentos que aguardam retirada
(Foto: Luiz Alberto)

Se você perdeu algum documento e quer encontrá-lo ou achou por acaso algum e gostaria de devolvê-lo ao dono, os ‘Achados e Perdidos dos Correios’ podem ajudar. O serviço está disponível em todas as agências do país. Em Campo Grande, a Agência Central dos Correios da Av. Calógeras, no centro da cidade, é a responsável por cuidar dos pertences e devolver aos seus respectivos donos. 

Selma Regina Borges, gerente de agência dos Correios, explica que os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências localizadas em todo o país, sendo catalogados e lançados no sistema de Achados e Perdidos do próprio Correio, permitindo que todos verifiquem no site dos Correios Achados e Perdidos, informando o tipo de documento e o nome completo do dono. 

“Os documentos são coletados e depositados por aqueles que acham esses documentos em nossas caixinhas de correio ou entregam nas nossas unidades. Posteriormente, eles são catalogados e lançados no nosso sistema”, comenta a gerente. 

Correios tem milhares de 'Achados e Perdidos'
(Foto: Luiz Alberto)

No site dos Correios, é possível verificar se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada. Para recuperá-lo, o cidadão deve apresentar outro que comprove sua titularidade e pagar o valor de R$ 6,95 pelo serviço.

“A gente vai fazer a verificação com os documentos que foram encontrados dentro do envelope”, esclarece Selma

 Caso haja perda de documentação em outra cidade, é possível fazer uma solicitação à principal agência do seu Município que, no caso de Campo Grande, é a localizada na Avenida Calógeras e será enviado para a cidade onde o dono se encontra. 

Correios tem milhares de 'Achados e Perdidos'
(Foto: Luiz Alberto)

Instituído há mais de 30 anos, o serviço tem como objetivo encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos. Em todo o Brasil, mais de 19 mil documentos estão disponibilizados para retirada. No entanto, apenas 1,7% deles são procurados e devolvidos aos proprietários. Os demais são emitidos ao órgão emissor. Somente em 2022, os Correios receberam em suas agências mais de 125 mil objetos perdidos. 

(Fotos da galeria: Luiz Alberto)

Confira a galeria de imagens:

SIGA-NOS NO Google News