Geral
Acadêmicos da UFMS ainda esperam por posicionamento de reitoria
Sexta-feira, 27 Setembro de 2019 - 13:53 | Redação
Há mais de 36 horas sem energia elétrica, estudantes da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) continuam com a ocupação no bloco 6 da instituição. A prática de corte de serviços já é bem conhecida pelos acadêmicos. Em outra ocupação, realizada em maio deste ano contra os cortes na educação, os acadêmicos passaram parte dos três dias de manifestação sem serviços de água e luz.
No protesto atual, o serviço de água também foi cortado. Enquanto realizavam serviços de limpeza e preparo do almoço, por volta das 11h desta sexta-feira (27), os estudantes ficaram sem água. “Estamos super organizados aqui e fazendo a manutenção do bloco. Como que a gente vai manter tudo limpo se eles cortam a água? Será que depois vão falar que não estamos limpando o bloco? Mas com que água?”, questiona uma estudante que optou por não se identificar.
A ocupação foi realizada na noite da última terça-feira (24), após votação unanime em assembleia realizada com cerca de 90 estudantes. Uma das primeiras ações tomadas foi a criação de comitês setoriais para a manutenção do bloco. Os estudantes se dividiram entre equipes de limpeza, infraestrutura, alimentação, segurança, comunicação, eventos e articulação política.
As comissões de comunicação, eventos e articulação política têm trabalhado em prol da divulgação da ocupação e convidado toda a comunidade, acadêmica e externa, a participar de eventos realizados dentro do bloco. “O bloco estar ocupado não significa que estamos fechados e que ninguém pode entrar aqui. Pelo contrário, a gente quer que as pessoas venham e olhem como estamos trabalhando. Podem vir nos eventos, podem vir almoçar com a gente, podem entrar por 5 minutos só para dar uma olhada”, convida outro estudante.
Agenda – Algumas ações estão programadas para a tarde desta sexta-feira (27). Às 14h o professor Daniel Estevão fará uma análise da conjuntura do governo Bolsonaro; às 16h a professora Dilza Porto fala sobre a história da UFMS e as tentativas de privatização. Por fim, às 18h, terá um debate sobre violência policial e racismo institucional, com Rosana Santos do Movimento Negro Unificado.
A participação é aberta a todos os estudantes e comunidade externa. Os manifestantes só pedem para que não tirem fotos por medo de perseguições e represálias por parte da instituição.
Últimas Notícias
- Capitán Bado - 16:30 Polícia investiga morte de bebê de 8 meses por estrangulamento
- Acidente de Trânsito - 16:10 Trabalhador morre após ônibus com 40 passageiros cair de ponte na MS-436
- Investigação - 15:53 Polícia Civil procura por suspeito de homicídio qualificado em Naviraí
- Dourados - 15:32 Apreendida carga de R$ 10 milhões em celulares
- Operação "Controle" - 15:13 PF combate tráfico de medicamentos em MS
- Ponta Porã - 14:50 Foragido da Justiça é preso com drogas e armas de fogo em MS
- Bataguassu - 14:30 Mulher é presa em flagrante por associação ao tráfico envolvendo adolescentes
- Homicídio - 14:15 Suspeito de matar a tiros produtor rural é preso em Deodápolis
- Robôs de resgate - 13:51 Equipe do Sesi MS fica em 3º lugar em torneio regional de robótica nos EUA
- Operação "Argos" - 13:30 Polícia realiza operação contra tráfico de drogas no interior de MS