Geral
'Acabou esse assunto', diz Rodrigo Maia sobre retorno da CPMF
Segunda-feira, 16 Setembro de 2019 - 20:02 | Redação
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o tema do retorno da CPMF não deve voltar a ser discutido pelo Congresso, já que o governo mostrou que não tem mais interesse no tema. Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro demitiu o secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, um dos defensores do retorno da contribuição.
Maia concedeu entrevista coletiva nesta segunda-feira (16) após participar de evento em São Paulo. Para ele, criar impostos não é o melhor caminho para resolver os problemas fiscais brasileiros.
“Acabou esse assunto, da parte do Congresso sempre foi muito difícil. E da parte do governo, parece que também não tem mais interesse, como não tem interesse do Executivo e do Legislativo, as coisas não aparecem se não existir algum patrocinador da ideia”, afirmou Rodrigo Maia.
Reforma administrativa - Maia destacou que a redução do gasto público deve ser tratada como prioridade no Congresso Nacional. Segundo ele, não adianta apenas simplificar o sistema tributário se não aprovar a reforma administrativa e um novo pacto federativo.
“As pessoas parecem que não compreenderam que vai ter que ter uma reorganização nas despesas públicas. Não há retorno para a sociedade. É um problema estrutural da economia brasileira, de falta de produtividade, de serviços públicos ineficientes e caros e está afastando o capital privado do País”, disse Rodrigo Maia.
CPI da Lava Jato - Maia foi questionado sobre a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar irregularidades da Operação Lava Jato, após as denúncias publicadas pelo site The Intercept Brasil. A oposição afirma que já conseguiu o número de assinaturas suficientes para instalar o colegiado. Rodrigo Maia disse que ainda não analisou o pedido.
“Não vi ainda, tenho que ver o mérito. A CPI tem que ter fato determinado e é isso que precisa ser analisado nas próximas semanas”, ponderou Maia.
Pacote anticrime - Maia também disse que o pacote anticrime deve ser votado ainda neste ano pela Câmara. Segundo ele, a proposta vai ajudar no combate à corrupção e auxiliar a investigação de crimes.
“Não é uma reforma do sistema penitenciário global, uma reforma completa, mas são pontos que vão ajudar o trabalho da investigação do ponto de vista penal ou corrupção”, disse o presidente.
Últimas Notícias
- Campo Grande - 15:32 Consórcio contrata seguro obrigatório
- Cidade - 15:19 Você sabia? Pedidos para poda e remoção de árvores podem ser feitos on-line
- Oito municípios - 15:00 MS terá 13 novos peritos médicos nas Agências da Previdência Social
- PRF - 14:53 Condutor é preso transportando armas e cocaína em Paranaíba
- Transporte - 14:23 BR-163/MS recebe obra emergencial
- Oportunidades - 14:02 Ação cadastra ex-presidiários e familiares de internos para empregos
- Oportunidades - 13:50 CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em 4.951 municípios
- Economia - 13:35 Preço médio dos combustíveis cai em Dourados, aponta Procon
- Oportunidades - 13:00 UFMS abre concurso público com 57 vagas para professores
- Oportunidade - 12:49 McDonald's oferece cursos gratuitos de férias