• Diretor de Redação Ulysses Serra Netto

Geral

30 pessoas são mapeadas em condomínio onde moradora está com covid-19

Sábado, 02 Maio de 2020 - 17:59 | Redação


Em entrevista realizada neste sábado (02) em Dourados o médico Ricardo do Carmo Filho, do Comitê de Gerenciamento de Crise informou que cerca de 30 pessoas já estão sendo monitoradas pelas equipes da Vigilância em Saúde do Munícipio, com o intuito de evitar a transmissão comunitária do vírus.

Conforme o portal de notícias Dourados News a medida foi adotada após uma mulher, moradora de um condomínio de luxo em Dourados, ter testado positivo para coronavírus. O marido dela também está em monitoramento, porém ainda não recebeu o resultado dos exames que realizou. Por determinação judicial realizada pelo Juiz Emerson Ricardo Fernandes, o casal permanecerá isolado em casa.

Conforme mostrado pelo Dourados News, foi determinado ainda que eles colaborem com as autoridades sanitárias do município e informem os nomes e dados pessoais das pessoas como quem mantiveram contato nas últimas duas semanas.

O médico ainda esclareceu durante coletiva de imprensa que equipes da Saúde conseguiram mapear cerca de 30 pessoas, que estão sendo monitoradas e caso estas apresentem sintomas de Coronavírus serão realizadas coletas de exames. 

Com isso, a Vigilância Epidemiológica visará rastrear o possível trajeto de transmissão comunitária e buscar não registrar esse fator.

“Neste caso, vamos buscar as pessoas que estes tiveram contato, buscar saber se estão com sintomas respiratórios”, disse.

Ele explicou ainda que a fase em que a pessoa contaminada mais transmite o vírus é até sete dias após o início dos sintomas e reforçou que o distanciamento social e isolamento domiciliar é a medida mais eficaz diante de quadro de confirmação da doença.

O médico fez ainda um “apelo” para que as pessoas tenham cuidado com a saúde e auxiliem a evitar um contágio comunitário.

“O isolamento domiciliar é o que mais consegue conter a transmissibilidade do vírus, principalmente se você tem um caso positivo. Precisamos ter esse apoio, que as pessoas entendam isso que é fundamental para gente “barrar” a transmissão comunitária. Em uma cadeia progressiva, uma pessoa transmite para cerca de três pessoas e por aí vai... Então deixamos esse apelo a todos”, reforçou.  

Com Informações: Dourados News

SIGA-NOS NO Google News