Educação
Comissão Estadual se reúne para falar sobre o plano volta às aulas presenciais em MS
Ação tem o intuito discutir e definir estratégias o retorno nas escolas
Quinta-feira, 13 Agosto de 2020 - 19:17 | Marina Romualdo

Nesta quinta-feira, 13 de Agosto, foram iniciados os trabalhos da Comissão Estadual Provisória de Volta às Aulas, criada no último dia 6 de Agosto, após a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).
A primeira reunião, foi realizada de forma virtual e contou com apresentações dos representantes que fazem parte do grupo e que nas próximas semanas, participarão de encontros periódicos para discutir e definir estratégias e diretrizes para um retorno às aulas presenciais.
A ação foi destacada pela secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Motta, que contextualizou o momento na fala de abertura. “Nunca vivemos algo como estamos vivendo agora. É momento difícil, porém, permite que possamos aprender e é isso que estamos fazendo. Agora, temos a oportunidade de dar início à uma ação ímpar para o Estado de Mato Grosso do Sul. O governador, Reinaldo Azambuja, achou importante criar esse espaço de diálogo com a participação de todas essas entidades que trabalham as questões relacionadas às políticas públicas no nosso Estado e tornamos isso uma realidade”, disse a titular da SED.
O reflexo do trabalho com o Regime de Colaboração em Mato Grosso do SUl, a comissão é composto por 19 membros titulares e conta com a participação de representantes de diversos setores que nas próximas semanas, irão se unir para realizar um planejamento detalhado e, com todas as orientações passadas pelas autoridades de saúde.
Para auxiliar na construção do planejamento, o Estado conta com o auxílio do Instituto Articule, responsável pelo mesmo trabalho em outros estados, como Rondônia e Goiás, para ajudar a planejar o momento de volta às aulas. “O objetivo central dessa comissão é discutir e definir as estratégias e diretrizes para um retorno seguro às aulas presenciais, quando isso for possível, quando houver a segurança sanitária para isso. (…) O foco do nosso trabalho está na união de esforços, segurança jurídica e eficiência para as ações voltadas à retomada das aulas em MS”, destacou a fundadora e presidente-executiva do Instituto Articule, Alessandra Gotti.
Composição — Até o momento, a comissão conta com membros da Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Saúde (SES), Procon/MS, Conselho Estadual de Educação (CEE), Governo do Estado, Undime/MS, Uncme/MS, Crie/MS, Sinepe, Sintrae, Fetems, Associação das Instituições Particulares de Ensino de Campo Grande, MPMS, Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, PGE/MS, Assembleia Legislativa de MS, TCE/MS, Assomasul e Consep/MS.
A relação detalhada pode ser acessada na publicação oficial, nas páginas 5 e 6 da edição n. 10.245 do DOE.
Instituto Articule — Organização sem fins lucrativos, o Instituto trabalha na promoção do diálogo e da articulação entre poder público e sociedade, com o objetivo de contribuir para reduzir desigualdades sociais e induzir políticas públicas mais eficientes, em um ambiente de maior segurança jurídica.
Últimas Notícias
- Três Lagoas - 08:32 Suspeita de mais de 15 crimes é presa pela PC em Três Lagoas
- Atendimento - 08:00 Universidade oferece atendimentos psicológicos à população da Capital
- "Volta ao Mundo sobre Rodas" - 07:50 Espetáculo celebra 15 anos de escola de patinação na Capital
- Investigação - 07:33 Incêndio destrói fábrica de lubrificantes
- Cursos - 07:15 IFMS abre seleção para cursos gratuitos de idiomas
- Oportunidades - 07:00 Programa de Estágio da Suzano tem vagas
- Amplavisão - 19:09 Odete Roitman, vítima do script. Simone vivíssima!, por Manoel Afonso
- Campo Grande - 18:32 Consórcio Guaicurus é denunciado ao MPT-MS por suposta 'greve fake'
- Saúde - 18:00 Mutirão ocular para estudantes da rede municipal será neste sábado
- Saúde - 17:51 Pesquisa do Butantan padroniza nomenclatura de vírus da dengue

