Educação
Assistente de educação recebem formação continuada sobre cultura afro e indígena
Prefeitura ofereceu nesta terça-feira (18), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mais uma formação continuada para assistentes educacionais infantis dos grupos 3 e 4 da Rede Municipal de Ensino (Reme), sobre a obrigatoriedade do ensino da “história e cultura afro-brasileira e indígena” no currículo escolar da educação básica
Sábado, 22 Julho de 2023 - 12:32 | Gabriel Telê Santana

A Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ofereceu nesta semana na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), mais uma formação continuada para assistentes educacionais infantis dos grupos 3 e 4 da Rede Municipal de Ensino (Reme), sobre a obrigatoriedade do ensino da “história e cultura afro-brasileira e indígena” no currículo escolar da educação básica.
A formação atende a lei 10.639/2003 e 11.635/2008, que trata sobre a prática pedagógica da educação infantil e alterou o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), trazendo em seus parágrafos 1º e 2º a obrigatoriedade do ensino da “história e cultura afro-brasileira e indígena” no currículo escolar da educação básica. Desde então, as respectivas leis têm favorecido a compreensão de que é preciso construir representações sociais positivas que valorizem as diferentes origens culturais da população brasileira no contexto escolar e com isso, permita a manifestação criativa e transformadora da diversidade como forma de superar situações de preconceito e discriminações étnico-raciais.
Para a assistente Larissa Duarte Prado, que atua na EMEI Juracy Galvão, a formação veio para que as profissionais possam desenvolver com os alunos questões de processos e identificação. “É excelente para que possamos nos embasar e abordar os temas afros e indígenas durante todo o ano, não somente em novembro, no mês da consciência negra”, concluiu.

Já a técnica e palestrante Erika Costa Lima, falou sobre o porquê dos temas escolhidos. “Se tratarmos essas questões desde cedo, com nossos alunos, eles já irão crescer sabendo respeitar e também tratar desses assuntos com naturalidade e seriedade que é preciso”, enfatizou.
O chefe da Divisão de Educação e Diversidade Felipe Augusto da Costa Souza, ressaltou a importância de políticas específicas perpassarem pela educação infantil. “Este é o período onde as crianças começam a construir sua identidade, então se faz necessário que saibam tratar as diferenças entre elas, tanto em relação a raça, como a cor. Essa formação vem para somar, pois as assistentes acompanham os alunos na maior parte do tempo”, finalizou.
Segundo a Superintendente de Políticas Educacionais, Ana Cristina Cantero Dorsa, as temáticas apresentadas fazem parte de uma série de formações que acontecem durante todo o ano na Reme, para todos os profissionais da Educação. “Este momento foi pensado para despertar o cuidado e a sensibilidade para o trabalho com essa temática, tão importante na formação continuada, além de refletir sobre as atividades desenvolvidas dentro de suas unidades escolares”, conclui.
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